TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia de Epicuro

Artigo: Filosofia de Epicuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

FILOSÓFIA

EPICURISMO E ESTOICISMO - CONCEITOS PARA BUSCAR A FELICIDADE

O homem vive hoje uma grande crise e encontra-se deslocado e solitário, talvez de uma maneira nunca antes vista. A busca da felicidade, que parece ser algo que tem início em um período difícil de demarcar, ainda está presente, porém com uma grande diferença gerada pelos conflitos entre razão e mito.

Epicuro de Samos foi um filósofo ateniense do século IV a.C., e sua filosofia foi seguida por muitos outros, chamados epicuristas.

O epicurismo surge num momento histórico onde o indivíduo se distancia da política. Há uma decadência sócio-política na Grécia e os filósofos da época tentam conseguir a melhora, o desenvolvimento interior do homem, saindo da “normal” preparação para a política. Talvez, hoje, até possamos traças alguns paralelos com a mesma situação.

Os pensamentos de Epicuro foram mal entendidos e ainda hoje, quando se lida superficialmente com a filosofia dele, tende-se a compreender erroneamente a genialidade e o desapego material deste grande filósofo.

A busca da felicidade para Epicuro, centrava-se na busca da libertação, de prazeres na verdade moderados e saboreados também com a razão.

Epicuro era sensato, tinha bom senso, um senro refinado, era nobre de sentimentos, e seus textos mostram bem isso.

O epicurismo valorizou as sensações como a lógica do conhecimento e a percepção do sensível. Tentou livrar o homem de medos relacionados a vida, morte, deus e outras crenças assustadoras.

Com base na doutrina proposta, o homem poderia eliminar seus temores, que atormentavam sua alma, e sentir-se como um ser realmente integrado à natureza. Uma vez integrado à natureza, é possível dosar e selecionar os prazeres aceitando-os.

Não há prazer imediato, não é esta a maneira que o Epicurismo usa para tratar a questão. Claro, o homem mediano, vulgar, irá compreender o prazer da “pior” maneira possível, porém, o prazer buscado deve ser avaliado pela razão, ser escolhido de maneira prudente.

O prazer deve ser dominado e nunca o contrário.

Viver feliz é o princípio e o fim. Não existe a necessidade de poder ilimitado, ganância e outros. Deve-se saber e ter discernimento para separar aquilo que é prudente.

Epicuro busca um prazer dosado, controlado, que possa trazer felicidade, paz e liberdade. Não é vulgar ou libertino.

“Quando dizemos que o prazer é a meta, não nos referimos aos

prazeres dos depravados e dos bêbados, como imaginam os que

desconhecem nosso pensamento ou nos combatem ou nos

compreendem mal, e sim à ausência de dor psíquica e à ataraxia da

alma. Não são com efeito as bebedeiras e as festas ininterruptas, nem

o prazer que proporcionam os adolescentes e as mulheres, nem comer

peixes e tudo mais que uma rica mesa pode oferecer que constituem a

fonte de uma vida feliz, mas aquela sóbria reflexão que examina a

fundo as causas de toda escolha e de toda recusa e que rejeita as

falsas opiniões, responsáveis pelas grandes perturbações que se

apoderam da alma. Princípio de tudo isso e bem supremo é a

prudência. Por isso, ela é ainda mais digna de estima do que a

filosofia.” (Epicuro, Carta a Menequeu. In: Moraes, Epicuro: as luzes da

ética, 1998, p. 93).”

O tipo de prazer pregado por Epicuro gera ou busca a tranqüilidade da alma, dando ao homem que é justo a justiça e a serenidade, conceitos repletos de valores éticos importantes e também podem ser encontrados nas doutrinas Budistas e outras.

Observe com atenção, que os valores filosóficos, que tendem normalmente para a universalização de valores, bastam para uma busca de felicidade. Não existe a necessidade de gerar medo, como é padrão para a maioria das religiões ocidentais, com pregações sobre o inferno, pecado, culpa, o respeito a um deus místico qualquer, tudo repleto de hipocrisia, de falhas, de falta de sentido e contradições, mesclados e embasados em textos editados, reeditados, traduções nem sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com