TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo

Pesquisas Acadêmicas: Etnocentrismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Etnocentrismo:

Etnocentrismo é um conceito da Antropologiadefinido como a visão demonstrada por alguém queconsidera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.

Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas.

Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.

Este fenômeno universal pode atingir proporções drásticas, quando culturas tecnicamente mais frágeis entram em contato com culturas mais dominantes e avançadas.

Alguns exemplos de etnocentrismo estão relacionados ao vestuário. Um deles é o hábito indígena de vestir pouca ou nenhuma roupa; outro caso é o uso do kilt(uma típica saia) pelos escoceses. São duas situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.

Cultura erudita é aquela proveniente de estudos, produzida através de pesquisas, análises teóricas, experimentação. É a principal responsável pela evolução intelectual da sociedade, já que está diretamente ligada a produção de conhecimento. A ela se deve os avanços tecnológicos, da medicina, da antropologia, da informática entre outros. Influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, pois sua evolução sempre gera algum ganho para a sociedade. Por ser uma cultura adquirida através de esforços educacionais não é democrática como a popular, o que torna pequeno o número de eruditos.

A cultura erudita pode ser observada também nas artes, sendo o fator determinante para sua classificação o nível de estudo e complexidade por trás da produção cultural. Um dos principais músicos eruditos de que já se teve conhecimento é " [Johann Sebastian Bach] ", na pintura pode-se mencionar [ Michelangelo ].

A cultura erudita está ligada à elite, ou seja, está subordinada ao capital pelo fator de viabilizar esta cultura. Esta exige estudo, pesquisa para se obter o conhecimento, portanto não é viável a uma maioria, e sim a uma classe social que por sua vez possui condições para investir nesses aspectos e em fim obter o conhecimento.É uma cultura em que a sociedade valoriza como superior ou dominante. No entanto em termos sociológicos existem grupos sociais que mantêm entre si relações de dominação e de subordinação.

A separação entre cultura popular e erudita, com a a atribuição de maior valor à segunda, está relacionado à divisão da sociedade em classes, ou seja, é resultado e manifestação das diferenças sociais. A cultura erudita abrangeria expressões artísticas como a música clássica de padrão europeu, as artes plásticas - escultura e pintura -, o teatro e a literatura de cunho universal.

Cultura popular, cultura de massa .É uma cultura que está de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com