TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo X O Riso Dos Outros

Monografias: Etnocentrismo X O Riso Dos Outros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  608 Visualizações

Etnocentrismo X “O riso dos outros”

Etnocentrismo: é o conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

Acredito que todos nós temos tendência a afirmar que o nosso modo de vida é melhor, mais correto, mais interessante do que o dos outros. Isso acontece porque gostamos daquilo que aprendemos a gostar, e consequentemente, aquilo que aprendemos a gostar é o que nos é oferecido como comum, correto e bonito.

Porém, devemos tomar muito cuidado para que isso não se torne uma visão preconceituosa das coisas, assim como aconteceu no vídeo “O riso dos outros”. No qual os comediantes faziam piada com aquilo que é diferente, como por exemplo as pessoas gordas, mulheres feias, pessoas com alguma deficiência, entre outros. No meu ver, a maioria das pessoas acha essas piadas engraçadas porque não está se vendo naquele outro grupo.

No vídeo, os comediantes Rafinha Bastos e Danilo Gentilli, por exemplo, se defendem das críticas afirmando que “É só uma piada”. Particularmente, eu não concordo, pois acredito que precisamos encontrar outras maneiras de fazer piada que não seja com a discriminação e ofensa com aquela parte da população na qual não nos encaixamos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com