TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Avaliativos

Casos: Exercícios Avaliativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade VIII- A experiência do sagrado

Capítulo 24 A Religião

Questões:

1) Através da consciência,o homem descobre-se diferente e percebe a realidade exterior como independente da ação.

2) Através da consciência do tempo, o homem sabe que os seres desaparecem.Isso nos leva a conceber uma existência futura para onde vamos após a morte.

3) É a presença de uma potência ou de uma forca sobrenatural que habita algum ser.Se manifesta na diferença entre os seres na superioridade de alguns outros.

4) O guia religioso braça figuras no chão e repete o mesmo gesto no ar.Esses dois gestos delimitam um novo espaço (sagrado) no ar e no solo (consagrado).Nesse espaço erguem-se o santuário e a sua,volta a comunidade.

5) A religião não é objeto do intelecto,mas dos sentimentos e desperta emoções.A religião pede fé ao crente para que aceite o que lhe manifesta.

6) A religião liga humanos e divindade,organiza o espaço e o tempo.

7) São símbolos sagrados que não podem ser manipulados por ninguém que não esteja autorizado para isso.São tabus,por exemplo,a vaca da Índia e o vinho do padre.

8) Nas religiões da revelação e divindade usa intermediamos para revelar a lei.

9) As explicações variam muito. As religiões fundamentadas na aliança de Abraão, ou seja, judaísmo, cristianismo e islamismo caracterizam a morte como a consequência da desobediência de Adão à vontade de Deus. Ignorando a proibição divina, ele comeu da fruta da Árvore da Ciência do Bem e do Mal e, por essa afronta, foi expulso do paraíso, onde a morte não existia, e se tornou mortal. Analisando o mito teologicamente, significa que a natureza do homem, que o leva a praticar más ações (o pecado), o afasta de Deus, fonte da vida, e por isso ele precisa usar a vida para resistir ao pecado, ganhando novamente o direito à vida eterna depois da morte.

10) Algumas religiões afirmam a imortalidade do corpo humano assegurando que este possui um duplo, feito de outra matéria, que permanece após a morte, e que, por ser feito de matéria sutil, pode penetrar no corpo de outros seres para se comunicar com os vivos. Outras religiões acreditam que o corpo é mortal, mas habitado por uma entidade -espírito, alma, sombra imaterial, sopro , que será imortal se os decretos divinos e os rituais tiverem sido respeitados pelo fiel ou, no caso do judaísmo e do cristianismo, se além disso o gênero humano tiver recebido o perdão divino pelo pecado dos ancestrais.

11) O milenarismo não é uma religião. É uma linha de pensamento, quase que uma doutrina, mas a nível de movimento.Ela busca, no arquétipo de sociedade ideal, a conquista da paz. O erro é valorizar demais o cristianismo e descartar as outras formas de expressão e demais religiões.

Atualmente, mesmo que não de forma perfeita, vivemos em uma sociedade milenarista em que moral , o respeito e a sobrevivência da espécie humana tem sido posta em pauta pelas consequências irreversíveis jáocasionadas pelo nosso egoísmo e sede de poder. A essa sociedade, damos o nome de Milenarista Eclética

movimentos com ligação milenarista: Revolta de Canudos, Revolta do Contestado no Sul, os casos na Serra do Rodeador e Pedra Bonita (Pernambuco), Catulé ( MG). Essas só as daqui do Brasil.

12) O pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com