TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FENOMENOLOGIA DESTE: O QUE É QUALQUER COISA, LIBERDADE?

Relatório de pesquisa: FENOMENOLOGIA DESTE: O QUE É QUALQUER COISA, LIBERDADE?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Filosofia: Antropologia e ética

ATIVIDADE-ABERTA 10 – FENOMENOLOGIA DO ETHOS:

O QUE É, AFINAL, LIBERDADE?

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.

QUAIS SÃO, SEGUNDO A LIBERDADE CONJUGADA ÀS CONDIÇÕES OBJETIVAS, OS LIMITES DE NOSSO LIVRE-ARBÍTRIO?

Falar em liberdade implica falar em consciência e em poder de relativo distanciamento diante das determinações da natureza. Essa parece ser uma realidade e um desafio especificamente humanos.ao considerarmos que o ser humano é capaz de liberdade absoluta, pois sempre estará também submetido tanto a determinismos naturais quanto aos condicionamentos físicos e culturais.

Dessa forma, o ser humano, em sua natureza animal, encontra-se

também preso a determinismos: tem um corpo sujeito às leis da física e da química; é um ser vivo que pode ser compreendido pela biologia; é um ser que tem necessidades biopsicossociais, determinismos constitutivos de sua natureza. Não há como negar os determinismos.

O QUE SIGNIFICA, CONFORME KANT, AGIR SEGUNDO UMA MÁXIMA TAL QUE SE POSSA, AO MESMO TEMPO, QUERER QUE ELA SE TORNE UMA LEI UNIVERSAL?

Kant pensava que a moralidade pode resumir-se num princípio fundamental, a partir do qual se derivam todos os nossos deveres e obrigações. Chamou a este princípio imperativo categórico. As fórmulas do imperativo categórico age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. Usa se a humanidade, tanto na tua pessoa como na de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio. praticar uma ação senão em acordo com a máxima que se saiba poder ser uma lei uni-versal, quer dizer, só de tal maneira que a vontade pela sua máxima se possa considerar a si mesma ao mesmo tempo como legisladora universal.

A OBSERVÂNCIA DAS NORMAS ÉTICAS SE DÁ PELA CONVICÇÃO DO AGENTE OU É UMA QUESTÃO DE CONVENIÊNCIA SOCIAL? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.

A ética é dada pela convicção do agente. Reflexão científica e/ou filosófica que analisa os comportamentos humanos, conforme o conjunto dos princípios e valores que define o certo, o bom e o verdadeiro para uma determinada comunidade, sociedade, país e/ou cultura. A ética não é somente uma questão de conveniência, mas também uma condição necessária para a sobrevivência da sociedade, diferenciando aquilo que se pode fazer fisicamente e aquilo que se pode fazer eticamente. Nessas duas expressões, a palavra pode tem significado.

POR QUE O COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUDO NARCISISTA E DO HOMEM CORDIAL SÃO CONSIDERADOS COMO INADEQUADOS SOCIALMENTE?

Narcisismo: “... o narcisismo designa a emergência de um perfil inédito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com