TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FHTMSS II

Trabalho Universitário: FHTMSS II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  3.497 Palavras (14 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

Introdução...................................................................................................................................3

1. Reconceituação do Serviço Social no Brasil ..................................................................4

2. Teorização do Serviço Social......................................................................................7

3. Teorização do Serviço Social pg. 26 a 37 e 44 a 49.....................................................10

3.1. O mundo que conhecemos..................................................................................10

3.2. Filosofia e prática social........................................................................................11

3.3. A força da mulher..............................................................................................11

3.4. Preconceito.....................................................................................................12

3.5. Má distribuição de Renda no Brasil....................................................................12

4. Reconceituação Serviço Social pg. 43 a 47................................................................13

5. Considerações Finais..........................................................................................................14

6. Referências Bibliográficas...............................................................................................15

Introdução

O artigo lido fala sobre o movimento da reconceituação do serviço social, onde se procura identificar a suas marcas com vínculos a igreja católica e os movimentos delas decorrentes adotando como instrumento de Ana Lise o enfoque marxista.

O movimento de reconceituação é movido pelas pressões sociais e mobilização dos setores populares, que historicamente são marcados pela desigualdade de classe e da questão sociais e face de acumulo ao capitalismo.

A historia do serviço social se constitui num processo que articula conservação e renovação.

Esta reforma tem contribuído para analise da realidade.

1. Reconceituação do Serviço Social no Brasil

O ser social tem suas origens vinculadas a doutrina da igreja católica, surge como desdobramento da ação social católica da igreja. Tudo isso ocorreu duvido a transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira.

A primeira escola do serviço social foi fundada, por grupos cristãos, onde predominam os alunos da classe média eles que buscavam preparo para exercício remunerado e gratificação pessoal, algumas alunas eram professora primaria.

Na atuação sobre questão social, onde negaram s a transformações econômicas e sociais. Onde o serviço social reconceituado propõe atuar sobre as causas de revolucionar sobre o sistema, onde procuram método do trabalho Americano.

Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativa de pratica desenvolvimentista.

Do ponto de vista metodológico, as grandes parte do desenvolvimento da comunidade foi difundido amplamente pala (ONU e OEA) nas décadas 50, 60 e 70, onde as escolas de serviço social passaram a incluir no currículo o ensino ao desenvolvimento da comunidade. Partes destes projetos teriam apoio das instituições publicas (SUDENE, SUDAM, SUDESUL) e igreja católica. Com a implantação deste processo da política em países como America Latina revelou uma realidade subdesenvolvida, baixo índice da população, ausência de infraestrutura de saneamento, alto índice de analfabetismo, baixo nível de saúde e escolaridade.

O encontro regional da escola de serviço social no Nordeste a ênfase foi a critica quanto ao aspecto economicista e adota o processo de conscientização na linha deliberação do oprimido.

O encontro em Araxá (MG) onde o objetivo era repensar em maior profundidade da teoria básica serviço social e sua metodologia. O serviço social caracteriza pela ação junto aos indivíduos com desajustamento familiares sociais que ocorre muitas vezes de estruturas sociais inadequadas, é promovendo que capacitamos.

A perspectiva concluída em Araxá é em objetivar dois níveis micro e macro, onde o micro é operacional, e o macro compreende as funções do serviço social ao nível da política e do planejamento para desenvolvimento da infraestrutura.

O sétimo encontro foram discutido a metodologia do serviço social voltada para pratica profissional que se desenvolve com um nível mínimo de cientificidade.

O encontro em Sumaré foi objetivo a cientificidade de serviço social onde registrou o deslocamento da perspectiva modernizadora da arena central, debate e polêmica, organização e divulgação das categorias profissional.

O seminário latino Americano (1965) em Porto Alegre, o foco era movimento de ruptura com tradicionalismo, onde visava enfrentar a tendência psicossocial da questão social.

A ruptura com o serviço social tradicional expressa rompimentos das amarra imperialista, de luta pela libertação nacional e de transformação da estrutura capitalista conceituadora explorada, e com isso tem pré-requisito que o assistente social aprofunde a compreensão das implicações politicas de sua pratica profissional, polarizada pela sua luta classe.

O movimento surge como resultado de incidência no serviço social acompanha a sociedade na luta por seus direitos fundamentais inclusos e direito a liberdade.

A metodologia criada nos Estados Unidos atende aos problemas e as necessidades da sociedade Norte Americana, a partir deste posicionamento ideológico as assistentes sociais produziram boas análises da realidade, mas raramente se encontra analise da atuação do serviço social nessa mesma realidade.

Posicionamento ideológico se configurar com ação profissional engajada na luta com a classe oprimida pela liberação. O homem oprimido e que provoca a ação profissional onde o objetivo do trabalho será; a organização, a conscientização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com