TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO

Tese: FICHAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

fato notório que a produção cientifica brasileira nos últimos anos deu um salto quantitativo, mas a qualidade ainda deixa a desejar se comparada com a produção científica americana e europeia. O problema reside no fato de que maioria dos alunos da graduação e pós-graduação não são devidamente instruídos a selecionar as ideias principais de um texto e a desenvolver ideias próprias.

Corrobora nossa afirmação, publicação recente da Folhaonline (1), onde, destaca-se que a produção cientifica cresceu 56% no Brasil. Segundo a matéria, de 2007 para 2008, a produção científica brasileira cresceu 56% e o país passou da 15ª para a 13ª colocação no ranking mundial de artigos publicados em revistas especializadas. No entanto, a qualidade dessa produção, medida pelo número de citações que um artigo gera após ser publicado, continua abaixo da média mundial.

Sob tal enfoque, faz-se necessário estimular os acadêmicos desde os anos iniciais da vida universitária na elaboração de textos técnico-científicos, pois somente a persistência e dedicação trarão resultados positivos para o país e toda sociedade.

Nesse sentido, este artigo tem por objetivo trazer à baila, técnicas importantes na produção cientifica, isto é, as técnicas de leitura, fichamento, resumo e resenha.

A leitura é a base de toda produção cientifica. A leitura solidifica o estilo, amplia o conhecimento, muda comportamentos e ajuda na articulação linguística.

Quanto às técnicas de fichamento, resumo e resenha, cabe registrar que são ferramentas muito importantes para elaboração de trabalhos de pesquisa científica. Tais instrumentos visam a facilitar a organização do conhecimento adquirido, favorecendo o estudo, tornando a leitura mais eficiente e eficaz.

2 Produção Científica

Um dos maiores desafios que se vem enfrentando nos cursos de graduação e pós-graduação é a produção de textos técnico-científicos de qualidade. Pode-se dizer que a produção de textos requer domínio específico da matéria e conhecimento, no mínimo, satisfatório da linguagem utilizada na produção, em face da clareza ser condição de validação do texto.

Geraldina Porto Witter define a produção cientifica como sendo a forma pela qual a universidade ou instituição de pesquisa se faz presente no saber-fazer-poder ciência. Para este, a produção científica é a base para o desenvolvimento e a superação de dependência entre países e entre regiões de um mesmo país; é o veículo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de um país; é a forma de se fazer presente não só hoje, mas também amanhã. Segundo o autor, este rol pode ir longe, mas, seja qual for o ângulo que se tome por referência, é inegável o papel da ciência na vida das pessoas, das instituições e dos países. Aduz que se pode afirmar que alguma produção científica está ligada à maioria, quase totalidade das coisas, dos eventos, dos lugares com que as pessoas se envolvem no cotidiano. (2)

Nesse contexto, a produção científica gerada por um pesquisador deve ter compromisso social, ser conhecida e útil para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Por esta razão, o pesquisador deve ter em mente que a produção científica não é somente para o seu aprimoramento intelectual, pois, além disso, deve ter por objetivo beneficiar toda a sociedade.

Em suma, é através do conhecimento produzido na graduação e pós-graduação que se adquire conhecimento para mudar a sociedade. É através deste conhecimento adquirido que se propõem soluções para os problemas que a sociedade enfrenta no dia-dia.

Por outro lado, cabe registrar que nas últimas décadas a produtividade científica vem ganhando grande importância na sociedade brasileira, podendo-se até dizer que mantém íntima relação com o desenvolvimento econômico e social.

Nesse viés, urge ressaltar que a produção científica é parte de um grande sistema social chamado ciência. Nesse sentido é a lição de Macias-Chapula, para quem, a ciência necessita ser considerada como um amplo sistema social, no qual uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com