TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO

Trabalho Universitário: FICHAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos de graduação, pós-graduação lato-senso e até pelos mestrandos, reside no fato de não saberem o que fazer com os textos que leram para desenvolver os trabalhos extra-classe.

Um procedimento simples que resolveria grande parte destas dificuldades podemos encontrar nos fichamentos. É um recurso de armazenagem de informações, imprescindível, na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias.

Apesar de existirem vários modelos de fichamentos, o objetivo deste artigo é mostrar a importância e procedimentos metodológicos do tipo citação, esboço ou sumário e comentário ou analítico. Pela experiência acadêmica acumulada nos anos que já trabalhei com a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, acredito que estes modelos sejam os mais importantes na produção científica de quem está começando.

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

A produção cientifica, quando tem como fonte de pesquisa a bibliografia já sedimentada pela humanidade, exige do pesquisador, além da leitura atenta de todos os detalhes do texto, a busca criteriosa do material que será utilizado em forma de citação textual ou livre. Citação textual é aquela em que ocorrem transcrições literais de palavras do autor do texto lido. Citação livre é um texto elaborado pelo pesquisador, sobre a idéia do autor que está sendo estudado . Na citação livre a idéia é do texto lido, mas a redação é do autor do trabalho. Portanto, na produção de um texto científico, denomina-se citação a toda idéia de outra pessoa, encontrada pelo pesquisador em algum documento lido ou consultado durante o desenvolvimento da pesquisa, e considerada importante para ser aproveitada como parte do texto que será produzido.

2.1. COLETA DE DADOS:

A coleta e o registro de informações é fundamental na elaboração do trabalho científico. Depois da escolha do tema, e quando necessário a elaboração de um anteprojeto de pesquisa, chega o momento de ler com o viés exigido pela pesquisa. Será destacado neste momento a informação desejada. São duas as finalidades da pesquisa:

“[..] permitir ao estudante selecionar os documentos bibliográficos que contêm dados ou informações suscetíveis de serem aproveitadas na fundamentação do seu trabalho; [...]”(CERVO; BERVIAN, 2002, p. 96)

“[...] visão global do assunto focalizado, visão indeterminada, mas indispensável para poder progredir no conhecimento [...]”(CERVO; BERVIAN, 2002, p. 96).

Ao pesquisar o aluno já seleciona de acordo com suas necessidades citações textuais, mas também amplia seu conhecimento ao ler textos inteiros . Ao ler com objetivo determinado o aluno aumenta o poder de argumentação, necessário na produção científica. O registro do que foi coletado será feito através de fichas, para uso posterior.

2.2- FICHAMENTO: CONCEITUAÇÃO E FINALIDADE

O fichamento constitui um valioso recurso de estudo de que se valem os pesquisadores para a realização de uma obra científica. Os procedimentos descritos, que garantem a prática eficaz do fichamento, assustam o estudante que se depara pela primeira vez com tal metodologia. A prática contínua, no entanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com