TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFANDO –INTRODUÇÃO À FILOSOFIA-Moderna

Por:   •  20/3/2016  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  2.405 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO:

Arruda Aranha, M. L. e Martins,Maria Helena (1986) -FILOSOFANDO –INTRODUÇÃO À FILOSOFIA-Moderna, São Paulo, 1993.

A proposta pedagógica da obra está na articulação dos principais temas do pensamento filosófico com o percurso histórico em que os mesmos estão inscritos. A seleção dos temas se dá pelo interesse de desenvolver nos alunos as competências necessárias para a construção do pensamento autônomo, da capacidade de argumentação crítica e do exercício da cidadania. A obra contém uma grande quantidade de atividades diversificadas que visa consolidar a apreensão conceitual e histórica dos conteúdos desenvolvidos, criar e refinar o uso da linguagem oral e escrita, assim como articular o conteúdo filosófico da obra nos contextos pessoal, cotidiano e social do aluno. A obra dá grande importância ao desenvolvimento da linguagem na formação do aluno.

Do ponto de vista de sua metodologia, a principal característica da obra, está na concatenação da discussão dos grandes temas, ideias e conceitos da filosofia com o conhecimento que sua história nos oferece do processo de elaboração dos mesmos. A obra expõe o seguinte desenvolvimento: um tema é proposto como ponto de partida e como unidade de uma discussão (por exemplo, a razão); em seguida, são apresentados autores que deram contribuições filosóficas ao tema no curso da história. A preocupação em promover a interlocução entre os conteúdos apresentados e os saberes prévios dos alunos pode ser constatada na clareza da linguagem, na utilização do material iconográfico e em atividades que articulam os conteúdos apresentados com a experiência concreta dos estudantes.A obra propicia a reflexão dos estudantes sobre a realidade social e cultural do presente que mobilize aspectos significativos legados pela tradição do pensamento filosófico ocidental.

No final de cada capítulo vem as atividades. Nelas, são propostas questões de compreensão do texto, dedicadas a promover a articulação de diferentes partes do conteúdo e de temas e conceitos com questões mais gerais.Elas solicitam oportunamente um posicionamento pessoal do aluno, assim como o desenvolvimento de sua prática dissertativa.

As ilustrações presentes na obra, e a seção “Para refletir”, são acompanhadas de propostas de atividades de interpretação e reflexão de práticas e ideias filosóficas.

As atividades de grupo (seminários, pesquisa e debate, painéis) são apresentadas de forma contextualizada, em relação tanto aos temas gerais quanto aos conteúdos mais específicos dos mesmos, facilitando assim sua realização. Questões de vestibular são igualmente contempladas.

Os conceitos são apresentados de forma precisa e adequada. Muitos conceitos são discutidos em mais de um capítulo e sob diferentes perspectivas temáticas e históricas.

A concepção didática da obra pauta-se pelo cuidado de apresentar conceitos, ideias e doutrinas filosóficas, situando-os no contexto histórico em que foram produzidos. A obra representa a diversidade das posições filosóficas e convida o aluno a refletir criticamente sobre as mesmas.

A obra destaca o caráter plural da filosofia,com o intuito de promover uma prática filosófica que tenha efeitos reais na formação do aluno, especialmente quando examina questões éticas difíceis ou polêmicas.

Dentro desta obra também temos uma formação em história da filosofia,estabelecendo através desta, um diálogo entre a filosofia e outras áreas da cultura (especialmente a arte). A exposição da história da filosofia é feita integrando aspectos da história, da biografia dos autores e da cultura da época, com uma discussão de sistemas e noções filosóficas apoiada em textos clássicos e de intérpretes da filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com