TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFANDO PAG 79

Dissertações: FILOSOFANDO PAG 79. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  473 Visualizações

1. A posição como tortura argumenta que a vida humana depende do trabalho, e o ser humano por tanto reclamar, só conclui que o ser humano está condenado à infelicidade. A posição como humanição pelo trabalho extrai pontos positivos, argumenta que é pelo trabalho que a natureza é transformada mediante ao esforço coletivo; o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas, torna-se humano, constrói a própria subjetividade.

(Mostrei os argumentos das duas posições, o texto pede pra você concluir esta questão apresentando seu ponto de vista ^^)

2. A concepção de trabalho na Idade Média era fardo, sofrimento, pois o homem no exercício do trabalho não tinha idependência ou ao menos liberdade. Já na Idade Moderna as pessoas começaram a fazer uma distinção mais ampla a respeito do trabalho, entre qualidade e não qualificado, manuel e intelectual, produditivo e não produtivo.

3. Para Marx, o fetichismo da mercadoria é quando ela, inanimada, adquire "vida" porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso e passam a determinar as relações humanas, ao contrário do que deveria acontecer. A reificação do trabalhador é a transformação dos seres humanos em coisas. Em consequência, a "humanização" da mercadoria leva à desumanização da pessoa, isto é, o indivíduo é transformado em mercadoria.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com