TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA DA CIÊNCIA INTRODUÇÃO AO JOGO E SUAS REGRAS CAPÍTULO V: DECIFRANDO MENSAGENS CIFRADAS ALVES, Rubem.

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 5

FILOSOFIA DA CIÊNCIA INTRODUÇÃO AO JOGO E SUAS REGRAS

CAPÍTULO V: DECIFRANDO MENSAGENS CIFRADAS

ALVES, Rubem.

Fichamento:

“(...) Eles aprenderam que a razão só pode compreender aquilo que ela mesma produz de acordo com um plano que ela mesma elaborou. A razão não pode deixar-se arrastar pela natureza. Ao contrario, é ela que deve mostrar o caminho (...) obrigando a natureza a dar respostas ás questões que ela mesma propôs.” Pg. 70.

“Mensagens cifradas são um desafio, um convite, a que nos provemos a nos mesmos. Isto, ao nível dos passatempos. Frequentemente, entretanto, a capacidade de decifração tem q ver com a vida e a mote. Como, por exemplo, durante as guerras, em que as mensagens para os aliados não podem cair nas mãos dos inimigos.” Pg. 71.

“Mas a inteligência e a persistência podem nos levar a descobrir o segredo do cofre” Pg. 71

“Os astrólogos liam (e leem) as mensagens dos astros. Muitos acreditavam que mensagens podiam ser encontradas nas vísceras de animais e homens sacrificados.” Pg. 71.

“Catástrofes sempre foram interpretadas como mensagens castigos de poderes divinos ou demoníacos.” Pg. 71.

“Nisto a ciência esta de mãos com as pessoas do senso comum, não importa quais seja suas crenças: uma e outras se negam a admitir que a natureza seja um conjunto de fatos brutos, destituídos de sentido.” Pg. 71.72.

“Johannes Kepler. Seu nome esta ligado a três leis acerca do movimento dos planetas (...). O que levaria um homem a gastar anos e anos de sua vida a procurar relações matemáticas entre as orbitas dos planetas?” Pg.72.

“(...) Será que a mensagem codificada no sistema solar é uma canção?” Pg. 72.

“(...) Não é de causar surpresa, portanto que o homem, imitando o seu Criador tenha, finalmente, descoberto a arte da notação musical, desconhecida dos antigos. O homem desejava reproduzir a continuidade do tempo cósmico dentro de uma breve hora, por meio de uma engenhosa harmonia de varias vozes, a fim de saborear uma amostra do prazer que o Criador Divino tem em suas obras.” Pg. 73.

“Acontece por outro lado os pitagóricos também acreditavam que as relações numéricas se encontravam ilustradas e representadas, de forma paradigmática, na musica. (...) A matemática se transforma, assim, em Kepler na chave para se ouvir a harmonia dos planetas.” Pg. 73.

“A ciência moderna tem a ver com máquinas, técnicas, manipulações. (...) Isto aconteceu porque uma outra ciência, adequada a este mundo, foi inaugurada por um outro especialista em decifrar códigos: Galileu.” Pg. 75.

“Aqui está o grande problema de Galileu: encontrar uma língua que seja falada ao mesmo tempo pela natureza e pelos homens. Se esta língua for descoberta, poderemos entender o que a natureza está falando.” Pg.78.

C.1 O que é que a gente decifra?

Se eu colocar à sua frente uma árvore, uma pedra, uma zebra e lhe disser: decifre, Que é que você fará? Coisas podem ser decifradas? “Coisas não podem ser decifradas, porque elas não significam nada.” Pg. 78.

C.2 Mas, e a natureza? É ela um símbolo? Um texto?

“É evidente que, tal como ela se apresenta à nossa percepção, a natureza não é um símbolo.” Pg. 78.

“Pare para analisar esta afirmação. Ela marca um momento crucial da história da ciência. Até então os filósofos haviam tentado decifrar a natureza tomando o homem como o terceiro texto.” Pg. 79.

“E, como uma das perguntas mais importantes que se pode fazer a uma pessoa, em relação à sua ação, é a pergunta para quê? tentava-se compreender a natureza em função do seu para quê.” Pg. 79.

“Se aquilo que fazemos se explica teleologicamente, não se deverá concluir também que a grande obra da divindade, o universo, deve se explicar em função do seu propósito? É claro. Se se admite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com