TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria dos Jogos Fiani Cap.

Por:   •  25/3/2024  •  Resenha  •  17.259 Palavras (70 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 70

[pic 1]

Jogos Repetidos: lnduzindo a Cooperação

Toda espécie de cooperaçõo pacílica entre os homens se baseia, em primeiro Iugar, na confiança mútua e apenas em segundo Iugar em

instituições tais como cortes de justiça e polícia.[pic 2]

INTRODUÇÃO[pic 3]

Os processos de interação estraiégica nos quais os jogadores decidem sem co- n 1s ecer as decisões dos demais poderei ser trataclos como jogos sin u ltâneos. JA os processos de interacao estr‹lTCglCR ein que os jogaclores clecidem em uma orclem  predctci in  nada  e  con1  ecem  o  q ue  foi  d ecid ido  na  etapa  anterior, podem ser analisados como jogos seqii enciais. Vamos t ratar agora de tina outro ti po c(e processo de interação estraté gica, que talrbe m demanda um model o de jogo peculiar. Variaos tratar dos processos de interação estrategi

[pic 4]

Existcm processos de interação estratégica que se clesenrolam no tempo e, desse modo, possueiii mia história que é cde conhecimento comum dos jogadores. Pense, por exemplo, em unha relação comercial cntre duas empresas, em que uma das em- presas adquire um insumo específico da outra crnpresa, ( u seja, uma matéria-prima que tem de ser crirregtie comi cleterrninadas características físicas e em em dacJo pra- zo, para não prejudicar o processo produtivo da empresa compradora.

Ao m esmo tem[ao, para oferecer esse insumo, a empresa produtora ten de realizar certos investimentos em volumc signi ficativo, os quais somente atcn- bem los neccssi dades da empresa compradora, c que deixam de certo forma a empresa produtora na de{aem(ência de que su a cliente ciimpra as condic.ões contratuais do fornecimento do insumo, realizando os pagamentos acertamos contratualmente, para que a empresa produtora não tenha prc juízos.

260        T E 0 R I A D 0.5 J O G 0.5[pic 5]

Ainda que a empress compradora nao possa ter cer teza acerca d o comporta- rnento da empress fornecedora do insumo na etapa atual C4a transaÿào, ct a pode oloservar a histórìa ‹4a relação comercîal com a ernpresa toi’nccedora, no lnomcnto dc encomendrar tima nova entrega do 1 nsinaio especíiico.

O jTlcsiTlo poc)e ser Îeiro pela empresa produtora C uanLo mo colnportamCIlto de sua cliente ao laonrar os conaprt›missos anteriores. Por sina1, essa c unia prári- ca laastante coiciilu no inundo dos negoci(is: observe-se a 1iisr‹âria clo cornporra- mento dos parceiros, ao sc avaliar a conveniência de prosseguir corn ri re1ati‹›.

Tant fn élr  en tre p‹o1 íticos, especial mente en tre cr›ngressistas que dc›'em rÇ° alizar, co1T1 Îrequ tncia, acordos ptlra C}ue sïI3S plJ.taiornâ‹ls políticas se tran stormem efctivarne ntc cm leis, a consideraçâ o c3 a histć ri a dos acord os que sao fechado.s e eta iorrna com que esses acord os ego on nao iespe itados, serve com o indicator clarti acerca de qiiais congressisras sâo “con fiaveis” na hora de se fechar rim acord o, e quais nfio são.

Um aspecto importante é que esses processos env olveni etapas que se repe- ten, scndo quc, muitas vCz.eS, cssas Ctapas podens ser dc tel nature za que :se jiis- tiÎiq ue sun modelagern conio /ogos sink ultâneos. Por exemplo, na relaçńo co- mercial entre as duas enapr esas c}iie inencionamos no início, emfoora may a rind historico de relaȘ‹lo entrt eJ as, cada vcZ ltte a empresJ conJpracÜora ÚIJ ilãsLll4Jo especítico adquire o prowl no, ela năo same sc a iornecedora decidiu produ zir ti insunio corn a qualicdadc c rapitcz nccessári as.

Da rnesma forma. a ernpresa c]ue fornece o insumo tern de tt›niar sua c)ecisao quanto a contratar Lima nova entre¿a e re‹i1i/ar os in› estimentos específicos ie- cessfirí os selTl same r se siia cliente, tamiem clessa vez, terźa escolhido  laonrar seus[pic 6]

Desse mono, p(ldc acontecer que, embora os jogadores conlaecam as deci- söcs que forarn tornados em etapas anteriores, a cada nova etapa em Luc säo chaniados a decidir, eles o iacarn sew salver o que os cleriiais jogadores estão de- cidinclo noquela etofia. '

Quando estamos nos defrontando com esse tipo dc sitiiaçáo, um tipo parti- cular cfc rnocłelagern em Jo*os, conhecido corno not(e/c›s dc /opos repeticlo.«. ptade ser čitil para analisar esse pênero dc interaçào estratégica. Esse tipo de jogo possui grande interesse scrripre quc se discute conao induzir à cooperașfio. quando os jogadores p‹issuem ganhos sign ificati vos ao agir âe forma into- cooper ativa em cada eta a do processo de interașño estratégica.

[pic 7]

1 A h pôtese cle que, em cada ctapa dc yoga, os jogadores nao conhecem a que estú scndo decididn solos d mc.° nao é necessária aos logos repe!ic!cs como terelcos a oșnrtuniJaüe de ver, ao discutirmcs o paradoxo da cadeia *E Iu/as, a etapa cue se repete pode assumîr a forms de um jogo sequential.

J ogo s Re p et i d os        261[pic 8][pic 9][pic 10]

Esse ripo de discussão c rclevante nos casos em que não há umti instiuiiçao com poder coercitivo — tal como as cortes de jiistica e a pol ícia a que Einstein se refere na epígrafe que encal eia este capítu lo — q ue obrigue os jogadores a se con aortarern cooperativarnente. Em alguns exemplos mais drainátlcos, pode ser até que a cooperação dos jogadores seja proibicla legalliienre, como é o caso cias cartéis.

Apesar de serem proibidos legalmente, infelizrnente, cartcis existem. E exis- tein, c)e forma ainda mais se rpreende nte, a{aesar elos ganhos de curto prazo por se ciesctimprir o cartel serem significativos, o qtic torna o cartel instável, como veremos a sc¿uir. Assim, a possibilidade de induzir cooperação apesar de ga- ntos de ctirro prazo pcla náo-cooperaç?ao é ilristrada CJe forma radi cal pel o caso atos cartcis, n‹isso proximo assunto.

APLICANDO JOGOS REPETIDOS A CARTÉIS[pic 11]

O leitor já deve ser ouvido ialar no problema da “ética entre ladra es”: uma si- tuação em que se ganha agindo coordenadarnente em grupo, ruas se ganha ain- da mais Sao trapacear o gr-upo (por exemplo, escondendo uma parte cio fruto do roubo o conseguido cru conjunto, para evitaf °1Lle ele seja repartldo entre todos).

O arolalcrna c que se todos racir›cioam da mesma rnancii’a, urna vez que é ra-

z.oável esperar que isso aconteça — dada a hipótese geral de que todos sào racio- nais, poc3em identificar e se aproveitar das possibilidades dc ganho —, o nosso hipotético grupo dc latir-Oes fracassar‹a, pois todos rent‹irúo esconder o friito do roubo, e scrn a divisáo cios ganhos n.ao há m‹ tivo para agir ens grupo, ou se ja, agir cor›perativametite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (101.8 Kb)   pdf (717.8 Kb)   docx (276.7 Kb)  
Continuar por mais 69 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com