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FILOSOFIA JURIDICA

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Por:   •  12/6/2014  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  1.344 Visualizações

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Questão I: O imperativo categórico de Kant ensina-nos a tratar todos os indivíduos com respeito, como um fim em si mesmos. Não seria isso praticamente a mesma coisa que a Regra de Ouro? (...)Resposta: Não. A Regra de Ouro depende de fatos contingentes que variam de acordo com a forma como cada um gostaria de ser tratado. O imperativo categórico obriga-nos a abstrair essas contingências e a respeitar as pessoas como seres racionais, independentemente do que elas possam desejar em uma determinada situação" (SANDEL, M. Justiça. O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.)

Após a leitura da citação de Michael Sandel, responda:

1.O que é o imperativo categórico e o que representou na teoria moral de Kant?

resposta

Kant pensava que só existia um imperativo categórico básico: age apenas segundo uma máxima que possa ao mesmo tempo querer como leis universais. Este princípio é conhecido como principio da universalidade.

2. Você concorda com o argumento apresentado por Sandel? Justifique a sua resposta.

resposta

Sim, o Sandel argumenta da regra de ouro é relativa,já o imperativo categórico de Kant invalida essa ação pois ela não segue o principio universal.

FILOSOFIA GERAL E JURIDICA AULA 10

Caso concreto 10: Liberalismo e democracia

Na história do Estado moderno, as duas liberdades são estreitamente ligadas e interconectadas, tanto que, quando uma desaparece, também desaparece a outra. Mais precisamente: sem liberdades civis, como a liberdade de imprensa e de opinião, como a liberdade de associação e de reunião, a participação popular no poder político é um engano; mas, sem participação popular no poder, as liberdades civis têm pouca probabilidade de durar. Enquanto as liberdades civis são uma condição necessária para o exercício da liberdade política, a liberdade política, ou seja, o controle popular do poder político é uma condição necessária para, primeiro, obter e, depois, conservar as liberdades civis. Trata-se, como qualquer um pode ver, do velho problema da relação entre liberalismo e democracia (BOBBIO, N. Igualdade e liberdade. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. p. 65.)

Após a leitura da citação, responda:

1 - Apresente e explique os dois tipos de liberdade a que Norberto Bobbio se refere no texto.

FILOSOFIA GERAL E JURIDICA AULA 11

Autonomia pública: a solidariedade e o bem comum Direitos humanos dividem islâmicos No debate, Alain Touraine, filósofo e sociólogo francês, usa uma analogia: assim como a matemática e astronomia foram desenvolvidas em um momento histórico específico, também os direitos humanos o foram -mas não devem por isso ser vistos como imposição de uma cultura. O que Touraine propõe é que os direitos humanos sejam considerados dentro de um processo histórico da humanidade. (...)

Em contraste, o filósofo italiano Gianni Vattimo, professor da Universidade de Turim, afirma não acreditar nessa universalidade justamente pelo modo como tem sido utilizada. "Não se trata de uma questão filosófica, teórica." Vattimo diz que não se deve nem mesmo justificar os valores universais como um conceito abstrato. "Os conceitos são úteis, concordo. Mas para quem?"

1.A partir da leitura acima, como Habermas sugere uma possibilidade de consenso? Justifique sua resposta.

Resposta

Habermas sugere que a linguagem poderá ocupar o lugar de mediadora, porque através dela os sujeitos se entendem sobre o mundo e podem alcançar um consenso inter-subjetivo sobre princípios verdadeiros, válidos para todos.

2.Com base em que argumentos este pensador reconstrói o sentido de racionalidade para dar conta do problema da universalidade? Justifique sua resposta.

RESPOSTA

Pode dizer que a tese central da ética do discurso deve ser sintetizada como a tentativa de construção de um ponto de vista moral de onde seja possível fazer um juízo ético realmente imparcial e universal.

Questão I: O imperativo categórico de Kant ensina-nos a tratar todos os indivíduos com respeito, como um fim em si mesmos. Não seria isso praticamente a mesma coisa que a Regra de Ouro? (...)Resposta: Não. A Regra de Ouro depende de fatos contingentes que variam de acordo com a forma como cada um gostaria de ser tratado. O imperativo categórico obriga-nos a abstrair essas contingências e a respeitar as pessoas como seres racionais, independentemente do que elas possam desejar em uma determinada situação" (SANDEL, M. Justiça. O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.)

Após a leitura da citação de Michael Sandel, responda:

1.O que é o imperativo categórico e o que representou na teoria moral de Kant?

resposta

Kant pensava que só existia um imperativo

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