TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DO GUARDIÃO NA CIDADE IDEAL DE PLATÃO

Por:   •  24/9/2018  •  Tese  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS PALMAS

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA

EDVALDO CARDOSO DE DEUS

FORMAÇÃO DO GUARDIÃO NA CIDADE IDEAL DE PLATÃO

Palmas – TO

Junho – 2017

EDVALDO CARDOSO DE DEUS

FORMAÇÃO DO GUARDIÃO NA CIDADE IDEAL DE PLATÃO

Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado ao Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Tocantins, Para Obtenção do Grau de Filosofo.

Orientador: Prof. Ms. João Francisco Pereira Cabral

Palmas – TO

Junho – 2017

“O seu conhecimento sempre te abrira grandes portas, e é a única coisa que nunca irão lhe tomar. ”

 Aos meus pais, Catarina Tito de Deus e Domiciano Cardoso.

DEDICO.

AGRADECIMENTOS

A minha mãe Catarina Tito de Deus e ao meu pai Domiciano Cardoso (in memoria), à minha família, pelo amor, incentivo e dedicação que tiveram em toda minha vida, me incentivando a ser alguém na vida.

Ao meu filho Ulisses Rodrigues Cardoso de Deus, este ao qual desde sua gestação me proporcionou mais inspiração e dedicação para batalhar pelas conquistas que tenho em vista.

A Universidade Federal do Tocantins e seus colaboradores, que embora durante todo esse tempo de minha graduação, passaram e passam por diversas dificuldades, sempre objetivam a qualidade do seu nível de docência.

Ao meu orientador Prof. Ms. João Francisco Pereira Cabral, pelo auxílio, orientação e paciência na confecção deste trabalho.

A todos os meus colegas de curso, que dividiram comigo essa longa etapa até chegar aqui, por sempre compartilharem comigo em sala e corredores da faculdade as suas grandes experiencias de vida.

Aos meus professores do curso de filosofia que lutaram para compartilhar conosco os seus conhecimentos, fazendo de nós, pessoas éticas justas e capacitadas para a vida.

Agradeço também aos meus professores do ensino médio e ensino fundamental, que tiveram seu papel importantíssimo na formação do meu caráter e base intelectual.

Aos meus amigos da Polícia Militar do Estado do Tocantins, que sempre buscaram auxiliar no que possível em minha vida acadêmica, em especial ao subtenente Antônio Fernando pela humildade e simplicidade que conduz o seu trabalho.

Um abraço a todos vocês, que Deus vos abençoe grandemente, pois são merecedores de sua graça, eu vos deixo meu MUITO OBRIGADO!

Resumo

No resumo colocar 4 palavras chaves

Abstract

(resumo em inglês)

SUMÁRIO

1.        Introdução        8

2.        Referencial Teorico        9

3.        Objetivo        10

1.        Título 2        10

1.        Título 3        10

4.        Desenvolvimento        11

5.        Conclusões        12

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

  1. Introdução

Em sua obra A Republica, Platão mostra ao longo de toda trajetória, sua preocupação com a política e a filosofia de sua época. Bem cedo, ainda no período de juventude Platão conheceu a filosofia socrática, a qual se tornou seguidor vindo a se tornar mais tarde amigo fiel daquele que se tornaria seu mestre, (Sócrates). Presenciou sua morte e condenação, se distanciaram apenas com a morte daquele que ele tinha como maior filosofo da época. A morte do seu mestre obteve êxito com a ingestão de uma bebida venenosa, a cicuta. Em sua época, a política era direcionada por uma política desleal, uma falsa democracia que estava vivendo uma decadência, época em que havia muitos governos tiranos e egocêntricos que lutavam e defendiam a manutenção do seu poder.

Com a trágica morte do seu mestre, Platão começa a escrever sua história como filosofo, não que Sócrates vivo o impedisse de construir algo, mas sim porque ele viu a necessidade de encontra saídas positivas para aquele tipo de problema a qual havia presenciado. Assim diante desta preocupação, Platão escreveu várias obras, discorrendo sobre diversos temas, porem sua preocupação maior era a política, chegando até mesmo a discorrer e idealizar um estado perfeito, (A REPUBLICA), na qual ele demostra sua preocupação com a ética, justiça e a política dos cidadãos que viveriam naquele estado idealizado.

  1. Platão foi um filosofo importante, teve muita influência dentro de toda história filosófica em sua época, e nos dias atuais ainda consegue ter muita influência, sendo assim uns dos filósofos mais pesquisado e estudado. Exercia influencia em várias áreas da filosofia, porém, como citado anteriormente, a política era a que mais o preocupava, e teria ali na sua cidade uma formação especifica para cada indivíduo desde a sua nascença. Seu objetivo visava que após a formação plena, e que este após pronto pudesse ser o rei, (o filosofo), e governaria a cidade.

Porém neste trabalho, tratarei apenas de uma parte desta preocupação de Platão dentro da sua cidade ideal, que era a formação do guardião. Platão dentro de suas preocupações mostra vários caminhos para a formação dos indivíduos dentro da sua cidade ideal, e dentre estes indivíduos estão os guardiões. Neste trabalho irei discutir os caminhos que Platão indica para a formação dos guardiões da cidade, (alimentação, poesia, treinamento, escolha) que após um longo caminho a ser percorrido dentro de treinamentos e ensinamentos estarão prontos a proteger e servir a cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com