TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fato Social

Monografias: Fato Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Fato Social( é um sintoma que mostra que a sociedade não esta bem) – 3 critérios:

Exterioridade (relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência) - Generalidade (os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade) - Coercitividade (característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los).

Max Webe: Visão de Sociedade; relações sociais. Para ele sociologia é a ciência da interpretação. Objetivo: Coletivo e individual, Ação tem um motivo, racional, Valores, Afeto, Tradição (valores, regras).

Para Durkheim: Sociologia é uma ciência positiva com o objetivo de Fato Social. Sua principal preocupação intelectual para a sociologia é o estudo dos Fatos Sociais: aspectos da vida social, estado de economia e religião. Ele afirma que os fatos sociais são difíceis de estudar ,por serem invisíveis e intangíveis,os fatos sociais não podem ser observados diretamente. Estudo sobre o suicídio mesmo sendo um ato altamente pessoal é influenciado pelo mundo social. Ele é o primeiro a insistir na explicação sociológica para o suicídio,é um fato social era um fenômeno que carrega propriedades padronizadas. Suicídios egoísticos é a baixa integração social e ocorre quando um individuo esta isolado ex: tempos de guerra a baixa taxa de suicídio é a integração social, casamento. Suicídio anomico falta de regulação social é a perda de um ponto de referencia fixo para as normas e desejos ex: reviravoltas econômicas, divorcio. Suicídio altruístico valoriza mais a sociedade do que ele mesmo,laços sociais muito fortes, ex: Kamikazes se torna um sacrifício para um bem maior. Suicidio fatalista é de pouca relevância, é quando um individuo é regulado de mais pela sociedade. O processo de mudança no mundo moderno são tão rápidas que originam dificuldades sociais maiores. A anomia, um sentimento de falta de objetivos ou de desespero, provocado pela vida social moderna.

Lei Positiva: Legitima feita pelo povo. Relações Sociais: Conflitos, Hostilidade, cooperação, competição.

Horda: agrupamento de pessoas que não estão ligadas a nada, não existe valores, crenças.

Comte: o termo sociologia foi criado por ele, queria unificar todos os estudos relativos ao homem: historia, psicologia, economia. Lei dos três estágios – metafísica a sociedade começa a ser vista em termos naturais, e não sobrenaturais - teológicos: idéias religiosas e pela crença de que a sociedade era uma expressão da vontade de deus - Positivo: técnicas cientificas no mundo social.

A sociologia surgiu como uma tentativa de entender as mudanças mais abrangentes que ocorreram nas sociedades humanas no decorrer dos dois ou três últimos séculos. Dando ênfase especial a sistemas modernos e industrializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com