TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fenomenologia e Existencialismo

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 4

FENOMENOLOGIA

No final do século XIX e no início do século XX Husserl constituiu uma tendência filosófica que ultrapassa uma doutrina a ponto que a Fenomenologia transpõe os limites da Filosofia.

A fenomenologia renovou o pensamento filosófico e fez que compreendesse o pensamento na sua mais pura e profunda radicalidade. A partir dai, a Fenomenologia funda a filosofia contemporânea. Husserl pretende reconstruir a própria vocação na filosofia, dando o significado da renovação de modo que reconstrua a própria maneira de exercer a sua tarefa na filosofia, sobretudo interrogar. Por tanto a filosofia é algo dinâmico, e nessas modificações podemos ver que a sua importância na sua ocasião histórica e em seu advento. Isso mostra que fenomenologia das mais variáveis expectativas, fecundou essas expectativas nos diferentes caminhos que vieram a seguir. E a cogitação de Husserl tem um ponto de partida consistente reiterada durante toda tradição e perspectiva da filosofia.

A relação entre sujeito e objeto é uma relação de conhecimento; que á três vertentes que podemos considerar essa abordagem.

Primeira vertente _ Realista: é aquele que sustenta o primado objeto e portanto, entende que a representação que fomos dar as coisas, está subordinada aos objetos em si mesmo apreendidas pelos sentidos e depois registrados.

Segunda Vertente_ Idealismo: Os idealismos se atem e à primazia do sujeito da mente e das ideias que constitui um ponto de partida para a reconstituição de um acordo entre as coisas e a mente em que o objeto e o sujeito estabelece a partir de analises de ideias que nos fazem chegar até uma certa conformidade dessas ideias e as coisas que se opõem entre si.

Terceira Vertente_ Filosofia de Kant: Ela institui um meio termo entre o sujeito e as coisas, ela configura o trabalho em conjunto entre apreensão das coisas sensível ao nosso intelecto que formaliza para essa apreensão resultando uma síntese das circunstâncias que seria o próprio conhecimento. Sendo o resultado mais importante vinculado em função ao conhecimento quanto a sínteses dos elementos do objetivo e dos subjetivos é a noção e a concepção da realidade do conhecimento, sendo que ao menos formalmente estruturasse por via do sujeito logico presente na mente e que o conhecimento se constitui de forma relativa ao sujeito.A importância da noção de Fenômeno é derivada principalmente através dessa noção podendo reconstituir relação entre o sujeito e o objetivo em termo de uma correlação, ou seja, que não existe objeto que esteja comprometido com o sujeito que o conhece ou que representa.

O sujeito do conhecimento é apenas uma consciência que é apreendido a realidade, tal como ele próprio á constitui formalmente. O objeto é o fenômeno que é apreendido pela consciência.

Consciência é ter consciência com as coisas, e ela não é anda fora da relação de consciência de alguma coisa que é apenas um modo

do sujeito de dirigir as coisas. A consciência não é propriamente uma realidade substancial, ela é apenas um movimento de olhar, um olhar intelectual de dirigir as coisas.

Intencionalidade é o modo que a consciência visa as coisas. A consciência visa as coisas e olha o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com