TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: " O Monge E O Executivo"

Artigos Científicos: Fichamento: " O Monge E O Executivo". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  3.876 Visualizações

Página 1 de 11

FICHAMENTO DO LIVRO

O Monge e o Executivo: Uma história sobre a Essência da Liderança.

RESUMO:

O autor James C. Hunter, por meio de uma narrativa envolvente, procura exibir a importância da liderança baseada na autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. Tendo como personagem principal John Daily, gerente-geral de uma empresa de grande porte, um homem bem sucedido, tanto na vida profissional, como afetiva.

Os anos foram se passando e John atravessava agora momentos tumultuados, com situações conflitantes no trabalho e uma intensa rotina familiar, desgastando as relações. Percebendo a situação do marido, Rachel que era psicóloga, indica que John se afaste das atividades rotineiras que exerce normalmente.

Um pastor, amigo de John indica um mosteiro tranquilo, longe da agitação da cidade, onde viviam vários frades, para ele participar de um retiro sobre liderança. Ele não aceita de imediato, mas após refletir um pouco, decide aceitar a proposta do amigo e da esposa, se refugiando no mosteiro.

A curiosidade que percorre toda a obra é sem dúvida a ligação do personagem com o nome Simeão, este aparece em sonhos e pensamentos desde a sua infância, sempre tentando enviar uma mensagem, mesmo que de forma implícita e pouco compreendida por John, tal mensagem aparecia em seus sonhos e que tinha como propósito: “ache Simeão e ouça-o”. Quando chega ao mosteiro, John tem em uma grande surpresa, um dos monges, Leonard Hoffman após sua entrada no mosteiro tinha adotado como nome, Simeão, despertando uma curiosidade sem tamanho em John a fim de conhecer melhor o ex-empresário de sucesso.

Temas como a diferença entre poder e autoridade, conceitos de liderança, hierarquia, autocontrole são discutidos durante o transcorrer da obra. Estes temas são explanados nas reuniões do mosteiro, para que assim se chegasse a um denominador comum, todos esses ensinamentos serviriam para que os empresários que ali estavam entendessem a real recompensa de todo o trabalho que realizavam, ou seja, o amor e a paz de espírito que um bom emprego poderia proporcionar. Transformando esses profissionais em seres humanos com um alto potencial de liderança.

CITAÇÕES POR CAPÍTULO:

PRÓLOGO:

"SIMEÃO era um nome que me perseguia desde que nasci.” (p.7).

“Na realidade, eu nunca soube ao certo se havia algum significado para todas essas"coincidências" envolvendo o nome de Simeão. Minha mulher, Raquel, sempre esteve convencida de que havia.” (p.8).

“No final dos anos 1990, eu me sentia num momento de glória. Estava empregado em uma importante indústria de vidro plano e era gerente-geral de uma fábrica com mais de quinhentos funcionários e mais de cem milhões de dólares em vendas anuais.” (p.8).

“Como eu disse, aparentemente a vida era muito boa, cheia de muitas satisfações.” (p.9).

“MAS É CLARO que as coisas não são exatamente como parecem ser. Sem que eu me desse conta, minha família estava se desestruturando.” (p.9).

“O pastor sugeriu que eu me afastasse durante alguns dias para tentar refletir e colocar ordem nas coisas. Ele recomendou que eu participasse de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.” (p.11).

Este capítulo, apresenta a história de John, um empresário bem sucedido que vendo o declínio de sua vida familiar e social, causado pela intensa rotina de trabalho, é orientado pelo pastor de sua igreja e pela sua esposa, a participar de um retiro em um mosteiro. Se “isolar” do mundo competitivo das empresas e da rotina familiar e tentar refletir e colocar ordem nas coisas, tornando-se um empresário e um ser humano diferente.

CAPÍTULO 1: AS Definições

“Eu, o Senhor Sabe-Tudo, dizendo a outro homem que passava por dificuldades e precisava de conselhos? Estava surpreso comigo mesmo ou com Simeão? Em menos de trinta segundos com esse homem, minha arrogância já tinha baixado.” (p.16).

“Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas requer uma enorme doação pessoal. É pena que a maioria dos cargos de liderança assuste as pessoas por causa do grande esforço necessário.” (p.24-25)

”Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (p.25)

“Simeão voltou para sua cadeira e observou: - Uma das palavras-chave é que definimos liderança como uma habilidade, e eu concordei, com isso. Uma habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida. Afirmo que liderança – influenciar os outros – é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas.” (p.25)

“Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.” (p.26)

“Autoridade: a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.” (p.26)

“Outro modo de diferenciar poder de autoridade é lembrar que o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocadas em cargos de poder porque são parentes ou amigas de alguém, porque herdaram dinheiro ou poder. Isso nunca acontece com a autoridade. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas.” (p.27)

“Todas as qualidades que vocês listaram são comportamentos. E comportamento é escolha.” (p.33).

“Simeão começou: - Em palavras simples, liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento.” (p.33)

“Simeão começou: - Em palavras simples, liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. As trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento. É comum o líder perder o equilíbrio, se concentrando apenas em uma das dinâmicas em detrimento da outra.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com