TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Texto da Marilena Chaui Convite à Filosofia

Por:   •  12/6/2019  •  Dissertação  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

CURSO DE PEDAGOGIA

CONVITE À FILOSOFIA

Fichamento de citações apresentado na disciplina “Filosofia da educação” no instituto de ciências humanas do pontal da Universidade Federal de Uberlândia, como requisito parcial de avaliação.

                                                               Discente: Vitoria N. S. Cruz

Orientadora: Prof.ª Dra Kenia Diniz

ITUIUTABA
2019

Fichamento de citações (Capítulo IV)

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. Capítulo 04: As ciências humanas (Unidade 07), 2010, p. 345 – 353.

Introdução

As ciências humanas

São possíveis ciências humanas?

[...] a expressão ciências humanas refere-se àquelas ciências que têm o próprio ser humano como objeto. (CHAUÍ, 2010, p.345)

Essa situação levou muitos cientistas e filósofos a duvidar da possibilidade de ciências que tivessem o homem como objeto. Quais as principais objeções feitas à possibilidade das ciências humanas? (CHAUÍ, 2010, p.345)

? A ciência lida com fatos observáveis; (CHAUÍ, 2010, p.345)

? A ciência busca as leis objetivas gerais, universais e necessárias dos fatos; (CHAUÍ, 2010, p.346)

? A ciência opera por análise (decomposição de um fato complexo em elementos simples) e síntese (recomposição do fato complexo por seleção dos elementos simples, distinguindo os essenciais dos acidentais). (CHAUÍ, 2010, p.346)

? A ciência lida com fatos regidos pela necessidade causal ou pelo princípio do determinismo universal.  (CHAUÍ, 2010, p.346)

? A ciência lida com fatos objetivos, isto é, com os fenômenos, depois que foram purificados de todos os elementos subjetivos, de todas as qualidades sensíveis, de todas as opiniões e todos os sentimentos, de todos os dados afetivos e valorativos; (CHAUÍ, 2010, p.346)

O humano como objeto de investigação

Sob esse ponto de vista, podemos dizer que, do século XV ao início do século XX, a investigação do humano realizou-se de três maneiras diferentes: (CHAUÍ, 2010, p.346)

  1. Período do humanismo: inicia-se no século XV;  (CHAUÍ, 2010, p.346)
  2. Período do positivismo: inicia-se no século XIX; (CHAUÍ, 2010, p.346)
  3. Período do historicismo: desenvolvido no final do século XIX e início do século XX por Dilthey, filósofo e historiador alemão; (CHAUÍ, 2010, p.347)

Natureza, deve haver uma física do social, a sociologia, que deve estudar os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências da Natureza. (CHAUÍ, 2010, p.347)

Relativismo: as leis científicas são válidas apenas para uma determinada época e cultura, não podendo ser universalizadas. (CHAUÍ, 2010, p.348)

Filosofia da História: os indivíduos humanos e as instituições socioculturais só são compreensíveis se seu estudo científico subordinar-se a uma teoria geral da História que considere cada formação sociocultural seja como “visão de mundo” particular, seja como etapa de um processo histórico universal; (CHAUÍ, 2010, p.348)

Fenomenologia, estruturalismo e marxismo

A constituição das ciências humanas como ciências específicas consolidou-se a partir das contribuições de três correntes de pensamento, que, entre os anos 20 e 50 do século passado, provocaram uma ruptura epistemológica e uma revolução científica no campo das humanidades. (CHAUÍ, 2010, p.348)

A contribuição da fenomenologia

Como vimos em vários momentos deste livro, a fenomenologia introduziu a noção de essência ou significação como um conceito que permite diferenciar internamente uma realidade de outras, encontrando seu sentido, sua forma, suas propriedades e sua origem. (CHAUÍ, 2010, p.348)

Ao contrário, a psicologia como ciência humana do psiquismo tornou-se possível a partir do momento em que um conjunto de fatos internos e externos ligados à consciência (sensação, percepção, motricidade, linguagem, etc.); (CHAUÍ, 2010, p.349)

Em resumo, antes da fenomenologia, cada uma das ciências humanas desfazia seu objeto num agregado de elementos de natureza diversa do todo, estudava as relações causais externas entre esses elementos e as apresentava como explicação e lei de seu objeto de investigação. (CHAUÍ, 2010, p.349)

A contribuição do estruturalismo

[...] As estruturas são totalidades organizadas segundo princípios internos que lhes são próprios e que comandam seus elementos ou partes, seu modo de funcionamento e suas possibilidades de transformação temporal ou histórica. (CHAUÍ, 2010, p.349)

Após a psicologia e a lingüística, a primeira das ciências humanas a se transformar profundamente, graças à idéia de estrutura e ao método estrutural, foi a antropologia social. (CHAUÍ, 2010, p.349)

A contribuição do marxismo

O marxismo permitiu compreender que os fatos humanos são instituições sociais e históricas produzidas não pelo espírito e pela vontade livre dos indivíduos, mas pelas condições objetivas nas quais a ação e o pensamento humanos devem realizar-se. (CHAUÍ, 2010, p.350)

Assim, as primeiras instituições sociais são econômicas. Para mantê-las, o grupo social cria idéias e sentimentos, valores e símbolos aceitos por todos e que justificam ou legitimam as instituições assim criadas. (CHAUÍ, 2010, p.350)

Os campos de estudo das ciências humanas

Se tomarmos as ciências humanas de acordo com seus campos de investigação, podemos distribuí-las da seguinte maneira: (CHAUÍ, 2010, p.351)

Psicologia: estudo das estruturas; estudo das estruturas e do desenvolvimento dos comportamentos humanos e animais; estudo das relações intersubjetivas dos indivíduos em grupo e em sociedade; estudo das perturbações (patologias) da mente humana e dos comportamentos humanos e animais. (CHAUÍ, 2010, p.351)

Sociologia: estudo das estruturas sociais: origem e forma das sociedades, tipos de organizações sociais, econômicas e políticas; estudo das relações sociais e de suas transformações; estudo das instituições sociais (origem, forma, sentido). (CHAUÍ, 2010, p.351)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com