TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento filosofia

Por:   •  8/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 7

Lendo o texto sobre o filme matrix, seus personagens e sua realidade paralela, conseguimos perceber as semelhanças com a realidade em que vivemos hoje, de uma sociedade altamente dominada e influenciada pelas mídias e o Estado. Sem ter o pode de pensar por si mesmo nem diferente, como Rousseau disse em seu livro do contrato social “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se acorrentado”.

O filme conta a história de um mundo que foi totalmente dominada por máquinas dotadas de inteligência artificial (matrix), que passaram a ter controle sobre a raça humana. Neo é um hacker que durante toda a sua vida tem uma grande dúvida de que o mundo em torno dele, de algum modo, não é real, e começa a investigar a matrix e seus circuitos internos, e logo começa a ser perseguido pela máquina como alguém perigoso.

Ele entra em contato com Morfeu, que confirma suas dúvidas lhe mostrando a verdadeira realidade em que eles vivem. Num futuro distante as máquinas assumiram o controle, e utilizam os seres humanos não mais do que como fontes de energia, a humanidade vive em um planeta morto, governado por um computador inteligente que mantêm o ser humano resignado ao mundo da realidade virtual, o "Matrix", que é alimentado em seus cérebros. Para vence a Matrix Neo trava uma batalha mental com os centros artificias da matrix com o intuito de destruir a maquina, restaurar a realidade e assegurar que a humanidade tenha o poder de perceber e compreender o mundo verdadeiro e viver nele de verdade.

Se pararmos um pouco para refletir sobre como vivemos, agimos ou pensamos logo perceberemos que nem sempre agimos como queremos, mas de acordo com o que a sociedade dita para nós sobre o que seria certo ou errado, nem nos damos o trabalho de questionar se realmente está correto ou não. Como no filme é como se estivéssemos dormindo e não quiséssemos acordar e com isso nos deixamos ser controlados por aqueles que estão no poder.

Mas também tem pessoas que vivem na sociedade e que desconfiam daquilo que é dito que questionam e não aceitam serem influenciadas, que buscam a verdade e o empoderamento individual e coletivo. E são essas pessoas que tornam o mundo um pouco diferente pelo simples fato de perguntarem “porque” e de não acreditarem em tudo que é dito.

Nós como sociedade devemos sempre nos questionar sobre tudo que é dito e posto para nos como verdade absoluta, temos que liberta nossas mentes e buscar a verdade por nos mesmos. Como Sócrates precisamos reconhecer que nada sabemos, pois a cada dia que passa aprendemos algo novo, mudamos de opinião sobre isso e aquilo que achávamos certo e passamos a ter outra visão, pois o tempo muda e a sociedade também e temos que está aberto a essas mudanças. Para sermos livres de toda opressão que vivemos hoje por conta das mídias, governo e pela a própria sociedade, precisamos libertar nossa alma, nossa mente, busca sempre a verdade ocultada no senso comum, procurar aprender algo novo todo dia e acreditar em si mesmo.

O mito da caverna assim como no filme Matrix nos mostram duas realidades. A história relata a vida de alguns homens que viviam presos em uma caverna e nela só conseguiam ver um pouco luz e sombras que refletiam nas paredes, logo aquilo era tudo que eles tinham como realidade e era isso que eles entendiam por mundo, depois de um tempo um dos prisioneiros consegue se liberta e sair da caverna, quando isso acontece ele descobre algo totalmente novo e diferente daquilo que estava acostumado a ver, esse mesmo prisioneiro vendo toda aquela beleza que aquele novo mundo apresentava decide volta para a caverna e conta a seus companheiros com o intuído de fazê-los sair da caverna para que também possam apreciar esse novo mundo, mas os companheiros não acreditando no que o amigo os contavam acabam se revoltando com a “mentira” e tentam mata-lo.

Isso acontece porque nos seres humanos temos uma visão totalmente distorcida do que seria a realidade. No mito da caverna os prisioneiros somos nos que acreditamos nas imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante toda a vida seja em casa, na escola das mídias, do estado ou da sociedade em si. A caverna representa o mundo, pois nos mostram imagens diferentes da realidade. Nos dias atuais são muitas as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta. Para conhecermos a verdadeira realidade temos que nos libertar das influências quer sejam, do conservadorismo cultural, social, politico ou econômico temos que procurar o mundo da verdade para que possamos atingi o bem maior para nossas vidas, ou seja, sair da caverna em que nós encontramos.

As crenças são ideias em que acreditamos sem questionar porque são óbvias a nós, quem não sabe que ontem é diferente de amanhã e que a noite é diferente do dia? Nossas crenças são coisas que acontecem diariamente conosco em nosso cotidiano a qual nós já estamos acostumados.

Quando digo “Ele esta sonhando” estou me referindo a alguém que está acordado, mas que diz algo que eu penso ser impossível de acontecer.

Quando dizemos: Esta na chuva é para se molhar; ou Onde há fumaça há fogo; acreditamos na causalidade, que as coisas têm causa e efeito. E que a partir do momento que a conhecemos, podemos controlá-las.

Quando falamos “Ela esta maluca”, estamos nos referindo à pessoa que perdeu a razão, que inventa uma realidade que só existe para ela. Acreditamos, portanto que a razão se refere à realidade e que é a mesma para todos nós.

Acreditamos que a realidade existe fora de nós e que conseguimos percebê-la e conhecê-la tal como é. Por isso conseguimos diferenciar o que é real do que é ilusão, acreditamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com