TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Introdução à Filosofia De Marx

Casos: Fichamento Introdução à Filosofia De Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 6

A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA

“O único pressuposto do pensamento de Marx é o fato de que os homens, para poderem existir, devem transformar constantemente a natureza.” (P.17)

“A luta de classes, os sentimentos humanos, ou mesmo uma obra de arte, são alguns exemplos que demonstram que a vida social é determinada por outros fatores que não são biológicos, mas sociais.”(P.17)

“Por meio do trabalho, os homens não são apenas constroem materialmente a sociedade, mas também lançam as bases para que se construam com como indivíduos. A partir do trabalho, o ser humano se faz diferente da natureza, se faz um autêntico ser social, com leis de desenvolvimento histórico completamente distintas das leis que regem os processos naturais.”(P.17)

“Essa antecipação na consciência do resultado provável de cada alternativa possibilita às pessoas conhecer aquela que avaliam como a melhor. Escolha feita, o indivíduo leva-a a prática, ou seja, objetiva a alternativa.” (P.18)

“Isso é da maior importância, uma vez que toda objetivação é uma transformação da realidade.” (P.18).

“O resultado do processo do processo de objetivação é, sempre, alguma transformação da realidade. Toda objetivação produz uma nova situação, pois tanto a realidade já não é mais a mesma (em alguma coisa ela foi mudada), quanto também o indivíduo já não é mais o mesmo, uma vez que ele aprendeu algo com aquela ação.” (P.19)

“(...)ao construir o mundo objetivo, o indivíduo também se constrói. Ao transformar a natureza, os homens também se transformam, pois adquirem sempre novos conhecimentos e habilidades.” (P.19)

“2. A prévia-ideação é sempre uma resposta, entre outras possíveis, a uma necessidade concreta. Portanto, ela possui um fundamento material último que não pode ser ignorado Nenhuma prévia ideação brota do nada, ela é sempre uma resposta a uma dada necessidade que surge em uma situação determinada.” (P.20)

“(...) pelo trabalho, o homem, ao transformar a natureza, também se transforma. Quando os homens constroem a realidade objetiva, também se fazem a si mesmos como indivíduos.” (P.21)

“ Vale enfatizar que, para Marx, nem toda atividade humana é trabalho, mas apenas a transformação da natureza.” (P.21)

“2. Todo ato de trabalho modifica também o indivíduo, pois este adquire novos conhecimentos e habilidades que não possuíam antes, bem como as novas ferramentas que também antes não possuía;” (P.21)

O TRABALHO E A SOCIEDADE

“ (...) Apenas uma sociedade que já se desenvolveu um pouco, saindo do seu estágio mais primitivo, pode construir um machado. Sem essa evolução anterior ele não existiria.” (P. 23)

“Por outro lado, essa descoberta é decisiva para a história humana: é uma ferramenta que aumenta muita a capacidade produtiva e abre novas possibilidades de desenvolvimeto.”(P. 23)

“Ou seja, ele é parte de um desenvolvimento muito mais geral, que vai muito além dele próprio, que é a história humana.” (P. 24)

“O objeto construído pelo trabalho do indivíduo possui, portanto, sempre segundo Marx, uma ineliminável dimensão social: ele tem por base a história passada; faz parte da vida da sociedade; faz parte da história dos homens de um modo geral.” (P. 24)

“(...) o conhecimento de um caso singular (construção de um machado) se eleva a genérico que pode ser útil em diversas circunstâncias.” (P. 25)

“(...) os conhecimentos adquiridos por um indivíduo tendem a se tornar patrimônio de toda a sociedade. Em mais ou menos tempo, dependendo do caso, eles se generalizam a todos os indivíduos. O que era de domínio de apenas uma pessoa torna-se de toda a humanidade.” (P. 25)

“(...) todo ato de trabalho possui uma dimensão social (...) porque ele é também resultado da história passada, é expressão do desenvolvimento anterior de toda a sociedade. (...) o novo objeto promove alterações na situação histórica concreta em que vive toda a sociedade; abre novas possibilidades e gera novas necessidades que conduzirão ao desenvolvimento futuro. (...) os novos conhecimentos adquiridos se generalizam em duas dimensões: tornam-se aplicáveis às situações mais diversas e transformam-se em patrimônio genérico de toda a humanidade na medida em que todos os indivíduos passam a compartilhar dos mesmos.” (P. 25.26)

“O trabalho é o fundamento do ser social que transforma a natureza na base material indispensável ao mundo dos homens. Ele possibilita que, ao transformarem a natureza, os homens também se transformem. E essa articulada transformação da natureza e dos indivíduos permite a constante construção de novas situações históricas, de novas relações sociais, de novos conhecimentos e habilidades, num processo de acumulação constante (e contraditório, como veremos.” (P. 26)

O QUE É, MESMO, O MACHADO?

“(...) O machado é a síntese entre o mundo natural (a pedra e a madeira), que existe independente da consciência, e a idéia de machado”. (P. 29)

“(...) A idéia depende absolutamente da consciência para existir; o machado, uma vez produzido, não.”(P.29)

“Sem a consciência por suporte, a idéia não pode existir. Com o objeto acontece algo muito diferente. A consciência que o projetou, o indivíduo e mesmo a sociedade que o criaram podem desaparecer e ele continuar existindo.” (P.29)

“Claro que o machado, uma vez objetivado, continua a sofrer transformações. (...) Os processos naturais continuam a agir sobre o machado e essa ação é um componente importante de sua história.”(P. 30)

“(...) sendo o machado a unidade sintética entre a prévia-ideação e a natureza, sua evolução é determinada tantos pelos processos naturais quanto pelo seu uso pelos homens.” (P. 30)

“O que importa é toda ação humana produz resultados que possuem uma história própria, que evoluem em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com