TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de filosofia novas respostas para antigas questoes

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 4

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

VIVIANE MARIA NASCIMENTO SOUZA

FILOSOFIA NOVAS RESPOSTAS PARA ANTIGAS QUESTÕES

Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Filosofia no 2º período, sob orientação da Professora. Érica Fernanda.

.

Paripiranga

Abril de 2015

FEARN, Nicholas. Filosofia: novas respostas para antigas questões/Nicholas Fearn; tradução, Maria Luzia X, de A. Borges. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar., 2007

RESUMO DA OBRA

Nicholas Fearn é formado em filosofia pelo King’s College, Londres, é autor de Aprendendo a filosofar em 25 lições: e do livro Filosofia: novas respostas para antigas questões em que essa obra é dividida em 13 capítulos, agrupados em 3 sessões. Quem sou?”, que mostra questões da identidade pessoal, “que sei?” que aborda questões epistemológicas e “que devo fazer?” em que apresenta questões éticas e morais sobre aa vida após a morte . estas 3 sessões relata respostas recolhidas por Nicholas Fearn através de entrevistas com filósofos contemporâneos, baseadas em questões antigas, mostrando o ponto de vista deles sobre os problemas filosóficos fundamentais, onde esses filósofos seguem uma linha analítica onde a filosofia é vista como um ramo de conhecimento complementar a ciência. O livro tem como objetivo mostrara ao leitor questões do campo atual do saber, revelando suas contradições. Nicholas Fearn mostra com clareza como os pensadores contemporâneos posicionam-se diante de questões eternas.

Capitulo 1 quem sou?

Citações

“Quando atribuímos culpa, supomos que o acusado cometeu o crime por seu livre-arbítrio, ao passo que aqueles cujas ações não estavam sob seu controle no momento podem esperar ser desculpados”. (p.34)

“O desejo de liberdade absoluta termina num desejo de dissolução de nossa individualidade, porque a única coisa que poderíamos querer dizer ao afirmar que uma pessoa é livre dessa maneira seria que ela não absolutamente nada”. (p.37)

Parecer

Esse capítulo mostra como os seres humanos tomam decisões restritas por uma serie de circunstancias como restrições politicas cognitivas biológicas e sociais, de tal modo que a questão do livre-arbítrio é relativa, pois as pessoas são livres para decidir determinadas questões onde acabam determinando as suas decisões com tudo não há uma forma de controle sobre a racionalidade humana.

Capitulo 2 Que sei?

Citações

“O conhecimento não pode ser deixado ao acaso, e tampouco podemos permitir que a verdade seja alcançada por um palpite feliz. A crença verdadeira assemelha-se ao conhecimento e em muitos casos pode ser tão útil quanto a coisa real”. (p.86)

“O homem é a medida de todas as coisas que são, enquanto são, e das coisas que não são, enquanto não são”. (p.131)

Parecer

Esse capitulo mostra que o conhecimento de cada individuo depende de suas crenças, já que a verdade muitas vezes é inalcançável. Porem essas crenças são determinadas a partir das ações de cada um em relação ao mundo objetivo. Também é mostrado a necessidade em que os humanos tem em conhecer os pensamentos filosóficos para que aconteça uma adaptação ao meio. Possibilitando assim o conhecimento daquilo que é possível se observar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com