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Por:   •  21/11/2014  •  Ensaio  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

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[ ] A resposta de Muniz – "O motivo pelo qual vocês catadores não são reconhecidos como importantes na sociedade é porque vocês não se dão valor" – permite perceber que o artista sente-se na obrigação de conscientizar aquelas pessoas de que eles devem buscar por si mesmos o reconhecimento na sociedade. Da mesma forma, para a ética da alteridade, é preciso lutar para conquistar o reconhecimento frente ao outro.

[ ] A resposta de Muniz – "O catador, como o lixo que está aqui, é uma pessoa que ninguém conhece" – permite uma relação com a ética da alteridade, pois o artista quer, pela arte, dar rosto e voz àqueles que ficam invisíveis para a sociedade.

[ ] A resposta de Muniz – "O motivo pelo qual vocês catadores não são reconhecidos como importantes na sociedade é porque vocês não se dão valor" – aponta para uma impossibilidade de aproximação entre a ética da alteridade e a atitude tomada pelo artista no documentário.

[ ] A resposta de Muniz – "O catador, como o lixo que está aqui, é uma pessoa que ninguém conhece" – permite entender que o artista está ali para guardar aqueles rostos e histórias escondidos do resto da sociedade, pois ele entende que a maioria das pessoas não teria condições de reconhecer o valor do trabalho daqueles catadores.

Questão 2

Das proposições abaixo apresentadas, identifique a única delas que não corresponde adequadamente aos estudos sobre a ética da alteridade, de Emmanuel Levinas.

[ ] Para Levinas tem importância decisiva a alteridade: a diferença radical que se manifesta a partir do outro, sobre a qual nada pode ser previamente atribuído. O outro se mostra como rosto, e como inteiramente diferente que é nos apela uma responsabilidade ética.

[ ] A responsabilidade nasce de um apelo ético do rosto do outro que se mostra. Então, não é a liberdade de um eu que escolhe ser responsável por outrem, mas é o outro que me apela à responsabilidade. Dar-se conta do apelo por responsabilidade, advindo do rosto do outro, torna-se possível num sujeito sensível que se faz humano ao responder eticamente tal interpelação.

[ ] Um dos aspectos mais importantes do pensamento de Levinas é a possibilidade de uma reciprocidade como condição da ética: eu sou inteiramente responsável por outrem porque o outro também será inteiramente responsável por mim (assim como numa relação amorosa ou numa relação familiar, em que um cuida de outrem para ser reciprocamente cuidado).

[ ] Na ética da alteridade em questão está assumir a própria humanidade, que implica em responder eticamente frente ao rosto do outro. Há uma responsabilidade incondicional frente a toda fragilidade humana. Trata-se de uma interpelação ética. E responder responsavelmente a esta interpelação é o que possibilita a humanidade: ser humano, portanto, implica uma dimensão ética.

Questão 3

Retomando o diálogo de Vik Muniz, com o Sr. Valter. O presidente da associação de catadores faz o seguinte raciocínio: “Digamos que cada casa gere um quilo de lixo; e esse quilo gere 500 gramas de material reciclável. Em mil residências isso se transformaria em 500 quilos de material reciclável [...]”. Das opções abaixo identifique a única delas que coincide com a continuidade do discurso do senhor Valter e que revela adequação ao princípio responsabilidade e Hans Jonas?

[ ] “Se assim fosse haveria menos material para ir para as valas, esgotos ou vir para o aterro fazendo esse grande mal à natureza, ao meio ambiente”.

[ ] “Se assim fosse teríamos mais materiais para reciclar aqui na associação e todos ganharíamos mais dinheiro”.

[ ] “Se assim fosse não teríamos mais trabalho aqui e a associação não seria mais necessária.”

[ ] “Se assim fosse a associação não teria mais espaço para receber tanto lixo”.

[ ] “Se assim fosse haveria menos lixo na rua e nós da associação agradeceríamos”.

QUESTÃO 4

As Crianças de Açúcar é, segundo Vik Muniz, a obra mais

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