TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filo espaço

Tese: Filo espaço. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  Tese  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

1. O autor refere-se ao grande espaço reservado aos temas éticos nas discussões com nossos amigos. Você poderia fazer uma lista desses temas? Em seguida, escolha um deles e posicione-se.

A política, cidadania, sustentabilidade, aborto, racismo, homofobia, religião, reprodução assistida entre outros são temas éticos e polêmicos que levantam discussões. Atualmente é muito comum ver na TV, principalmente em novelas casos de reprodução assistida, onde mulheres não precisam “especificamente” de um parceiro para engravidar. A ciência justifica a reprodução assistida como uma forma de ajudar as pessoas e dar oportunidade de construir uma família. Mas seria mesmo necessário realizar esse processo para se ter uma família, quando se tem crianças nas ruas e orfanatos?

2. O sentimento de intolerância ou de vergonha indica que participamos de uma comunidade moral. Dê um exemplo e explique por que.

Ultimamente temos nos deparados com muitos casos de corrupção no poder publico, o que nos causa indignação, pois sabemos que estamos sendo lesados por políticos corruptos que estão quebrando as regras da sociedade e usurpando o que é nosso por direito.

3. Qual a relação entre política e ética? A partir dessa relação, destaque a questão da justiça como um desses temas centrais da ética.

A ética e a política não se misturam, pois atuam em campos diferentes. A política se refere a um todo, enquanto a ética se refere a uma ação individual. A justiça por sua vez se estende a todos, permitindo que os indivíduos tenham uma melhor formação moral.

4. O que significa dizer que “a não indiferença é a essência do valor”?

Algo tem valor quando não nos deixa indiferentes, ou seja, quando nos provoca algum sentimento, que pode ser de atração ou de repulsa.

5. Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz, de produzir interdições.

O homem quando deixa o seu estado natural passa a construir sua própria cultura. Com essa mudança vão surgindo novas necessidades, como a de relacionar-se com outros indivíduos, então ele passa a produzir suas próprias leis, nas quais o proíbe de fazer determinadas coisas, mais que são extremamente importantes para se conviver em um meio coletivo, pois é impossível relacionar-se sem normas de conduta.

6. Porque não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo em que a moral tem um caráter histórico e social?

Apesar de a moral ter um caráter histórico e social ela pode mudar de acordo com o tempo e o lugar. À medida que vamos crescendo, começamos a questionar os valores herdados, então passamos a desenvolver nossa própria cultura.

7. Como explicar que na moral convivem pólos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade?

O ato moral por ser livre nos dá o direito de escolha, no qual nos comprometemos, e se nos comprometemos nos tornamos responsáveis, e a responsabilidade nos cria um dever (obrigação). Sendo assim a obediência é uma escolha livre, o que nos possibilita a transgredir as normas, mesmo aquelas que escolhemos respeitar.

8. Mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com