TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplica Ao Serviço Social

Artigo: Filosofia Aplica Ao Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 12

1 - O que é o mundo e a realidade?

Ao definirmos o mundo, temos que separar duas situações: 1ª as pessoas que acreditam em que existe Deus (independente de qualquer religião) e 2ª as pessoas que não acreditam em nada (ateus por natureza).

Dessa forma para a grande maioria dos que crêem em Deus, significa que temos um período de tempo a viver neste mundo e que a vida é mais curta do que imaginamos.

Seguindo este raciocínio, temos que procurar todas as alternativas possíveis para que possamos idealizá-lo da melhor maneira possível, praticando atitudes saudáveis para com as outras pessoas, como amor, humildade, educação, honestidade, moral e principalmente harmonia e bem estar, pois, se queremos viver bem, temos que fazer o bem e receber o bem.

O mundo é cheio de transtorno, dificuldades, aflições, tristezas e alegrias e como ele é feito por nós, não podemos criticá-lo, pois, a realidade é esta em que vivemos, razão pela qual temos que tratá-lo da melhor maneira possível.

Para as pessoas que não tem crença, fica difícil convencê-las desta realidade atual, pois, seus pensamentos são voltados exatamente para o materialismo aparente e a desconfiança para com as outras pessoas.

2 - O que é ser humano?

É a concepção, constituição e materialização da obra de Deus. Tem como princípio único, ser o mais inteligente e racional entre os seres vivos existentes neste planeta.

A grande virtude está exatamente na existência de dois sexos – masculino e feminino, sendo este último, possuir a maior divindade suprema – a maternidade, que é a multiplicação da espécie.

3 - O que é viver em sociedade?

O mundo para que seja organizado tem que ser constituído de grupos de pessoas praticantes de atos e obras que direcionem outros grupos, cujo nome é sociedade.

Evidentemente para que uma sociedade seja constituída, sempre haverá pessoas dominantes e pessoas dominadas, razão pela qual alguém tem que mandar e outro obedecer.

Assim sendo, desde a constituição do mundo, as pessoas se organizam e elegem da forma que melhor lhe conviessem, quem serão os dominantes e os dominadores e dessa forma é que foram estabelecidas as normas, regras, leis, atos e diretrizes que passaram a reger as pessoas constituintes de uma sociedade.

Não tem sentido e muito menos lógica, se cada ser humano resolvesse praticar atos que melhor lhe conviesse e assim sucessivamente; teríamos uma bagunça generalizada e o descontrole total de qualquer situação.

Lembremos também, que por melhor que uma sociedade seja disciplinada, sempre haverá restrições e pessoas que não compartilham com as regras estabelecidas e as infringem, tendo sérias complicações pelos atos praticados.

4 - Qual a grande finalidade da vida social?

Uma sociedade seriamente constituída e organizada tem como principio básico a justiça social. Para alcançarmos este objetivo é necessário que tenhamos princípios básicos a serem seguidos e obedecidos, como educação, cultura, honestidade, moral, humildade.

Amor e o desejo de viver bem com as outras pessoas.

Dentro deste contexto, é perfeitamente possível manter uma sociedade justa e compreensiva com todas as pessoas que a compõe.

5 - O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?

A base de uma sociedade é a educação e cultura (conhecimento), além de outros preceitos básicos.

Tendo isto como base, o conhecimento é fundamental para que o ser humano possa viver em sociedade, tendo sempre o objetivo de cooperar e definir os destinos da mesma.

Este conhecimento é adquirido pelos próprios integrantes da coletividade, através de escolas, faculdades, cursos técnicos e com a própria experiência conseguida no trabalho, laser, lar e a vida em sua forma mais ampla e geral.

6 - O que é ser cidadão?

Cidadão é o componente fundamental da constituição de uma sociedade. É ele que tem o poder de decidir, administrar, legislar e educar o meio em que vive.

Quando dizemos que temos que praticar a cidadania, referimo-nos exatamente ao fato de produzir os atos acima descritos, tendo como lema precípuo o não fazer para qualquer pessoa, o que não queremos que nos façam.

7 - Existe uma relação entre cidadania e qualidade de vida? Justificar?

Sim, existe esta relação, pois, ao praticarmos os atos de cidadania estamos colaborando com nossa qualidade de vida e dos demais cidadãos.

Se plantarmos árvores, praticamos toda e qualquer limpeza (além de outros atos também importantes) e conseguimos um emprego próximo de nossa residência, já estamos melhorando nossa qualidade de vida, que aliados a todos os atos de cidadania já descritos, só temos a ganhar por toda da nossa existência.

8 - As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. De um exemplo

Sim, as condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Basta observar que você tendo e praticando os atos principais de um cidadão engajado numa sociedade justa e honesta para com seus semelhantes, você por si só já terá uma melhora em sua condição de vida.

9 – O bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã?

Sim, porque é evidente que quando existe o bem estar social e ampliado para o coletivo, é porque as pessoas já praticaram os atos de cidadania, onde conseguiram este bem estar.

10 – O preconceito é amplo no meio social. Vocês poderiam citar um preconceito que faz parte do cotidiano da nossa sociedade? Qual seu posicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com