TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia No Serviço Social

Artigos Científicos: Filosofia No Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

“Quais Concepções Filosóficas Estariam Presentes Nas Práticas humaNas Atualmente, e, Em Especial, Nas Práticas Sociais? Que Sentidos Ou Direções Elas Indicam?”

Cadastre-se para

acessar o trabalho completo

Enviado por caroltanholi, agosto 2012 | 3 Páginas (685 Palavras) | 34 Consultas |

4.51 12345

| Denunciar |

CLIQUE TRÊS VEZES PARA DAR BOA SORTE

Envie

http://educacao.uol.com.br/historia/comuna-de-paris.jhtm

Comuna de Paris

Conheça a primeira experiência de governo proletário

Vitor Amorim de Angelo*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Na imagem de André-Adolphe-Eugène Disdéri (1819- 1889), a praça Vendôme destruída

Comuna de Paris é o nome dado à primeira experiência histórica de um governo proletário, ocorrida entre março e maio de 1871, na França. O movimento que levou à formação da comuna, entretanto, contou com a participação de outros extratos e segmentos político-sociais, como a pequena burguesia francesa, membros da Guarda Nacional e partidários do regime republicano, proclamado em setembro de 1870.

A formação da Comuna de Paris tem origem nos desdobramentos da Guerra Franco-Prussiana, de sorte que, para compreender essa experiência, é preciso relembrar o contexto em que vivia a França naquele período.

A Guerra Franco-Prussiana, ocorrida entre 1870 e 1871, colocou em lados opostos a França de Napoleão 3º e a Prússia de Otto von Bismarck. A vitória prussiana impôs uma séria de obrigações aos franceses: cessão de parte de seu território, pagamento de pesadas indenizações, ocupação da França por tropas prussianas.

A queda de Napoleão 3º resultou na formação da 3ª República Francesa - fase que se estenderia até a 2ª Guerra Mundial - e de um governo provisório de defesa nacional. Mas a Prússia acabou vencendo a resistência francesa. Em janeiro de 1871, um armistício suspendeu as operações militares; e, no mês seguinte, a Assembléia Nacional, de maioria conservadora, elegeu Louis Adolphe Thiers presidente da República. A ele caberia negociar a rendição francesa.

A tomada de Paris

À dissolução do Exército seguiu-se a tentativa de Thiers de desmilitarizar a Guarda Nacional. Mas seus integrantes resistiram em entregar os canhões ao governo, chegando até mesmo a atacar o Hôtel de Ville, sede do governo provisório, levando seus membros a fugir para Versalhes. Paris ficou,... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com