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Filosofia Aplicada

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Por:   •  25/11/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

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A conclusão da pintura Guernica, Pablo Picasso.

A pintura Guernica não se trata de uma obra vinculada aos padrões estéticos acadêmicos. E não se equipara de forma alguma ao culto ao “belo” tão presente na arte grega. Mas esta tela chama a atenção por tamanha expressividade.

No mural há a representação de corpos no chão, pessoas desesperadas, animais contorcidos, o clarão da bomba; tudo representado de maneira distorcida de acordo com a tendência cubista, sem deixar de ressaltar a violência da cena.

O esquema de cores é limitado ao preto, branco e cinza. Um aspecto monocromático que realça ainda mais o lado sombrio da guerra para o artista.

É possível que Picasso tenha apostado na manifestação artística como a maneira mais significativa e emocionante de retratar sua visão, talvez mais expressiva do que os próprios relatos do fato.

Do Suporte:

A pintura-mural tem um formato de 7,8 X 3,5 metros, dando uma área de 27

metros quadrados, estando na relação de 1:2,2. É um formato tipicamente

horizontal e portanto narrativo. Este espaço de representação engole o espectador

pela sua monumentalidade.

Da Composição:

Como espaço plano de uma representação gráfica, o suporte estabelece uma clara

estrutura narrativa que se organiza em três compartimentos espaciais a modo de

tríptico, sendo que o espaço central está dividido ao meio como eixo de simetria do

suporte. Os elementos morfológicos básicos são: linha, plano e textura que junto

com o caráter monocromático em preto e variações organizam a luminosidade, o

ritmo, o contraste e toda a sintaxe visual da pintura.

O Guernica em Si:

Toda obra de arte é um existente singular. Um evento que ocorre uma única vez.

No caso da pintura, o que temos, neste nível de análise, são interações entre os

diversos elementos espaciais, tais como manchas, formas, áreas internas e

externas em permanente conflito e contraste. Seu objeto imediato nos mostra uma

pintura em preto e branco e tons de cinza, onde predominam os contrastes e o

dinamismo das áreas ocupadas, por essas, não cores.

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