TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

QUESTÕES AVALIATIVAS.

1- Reflita sobre exemplos da cultura brasileira que possam demonstrar como ele é distinta e abarca muitas particularidades.

R 1= A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro.

Por essa razão não existe uma cultura brasileira igual e sim várias culturas diferentes como a indígena, africana e a portuguesa, as diferenças entre elas consiste na renda, no estilo de vida e também na variedade de paisagens regionais do país.

OU R 2=No Brasil, em particular, a formação de sua população esta baseada na miscigenação de raças. Encontramos na raça negra uma importante influencia na definição de costumes e valores da sociedade brasileira. No Brasil, o negro teve um imprescindível papel na cultura brasileira,

hoje presentes na atualidade. A influencia africana se tornou visível em vários segmentos da sociedade, como na culinária, religião, nas

danças, dentre outros.

2-Foi visto que o problema do conhecimento é um dos temas centrais da Filosofia.

Explique por quê:

R 1= Os filósofos sempre estivaram voltados para o estudo do conhecimento, sobre a diferença entre o conhecimento que nossos sentidos nos oferecem e o conhecimento que nosso pensamento alcança e se tornou uma preocupação diante das atitudes de pluralidade e conflitos entre várias antologias. R2= O grande problema do conhecimento é porque temos varias maneiras de pensar, agir e conhecer a realidade. Somos capazes de conhecer a verdade. No entanto as possibilidades do conhecimento humano não podem atingir a certeza e, apenas a verdade provável.

3-Analise e defina as diferenças de método entre Platão e Aristóteles.

R 1= O procedimento de Platão é denominado de dialética que consiste em rabalhar expondo e examinando teses contrárias sobre um mesmo assunto, para descobrir qual das teses é falsa e deve ser abandonada e qual a verdadeira deve ser conservada.

Para Aristóteles nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acúmulo das informações trazidas por todos os graus de modo que, em lugar de uma ruptura entre conhecimento sensível e o intelectual há uma continuidade entre eles. R 2= Enquanto Platão busca a verdade em um mundo das idéias, Aristóteles a procura no mesmo plano do contato prático e perceptivo com a realidade.

Tal como seu mestre Platão, Aristóteles também pretende alcançar a inteligibilidade do mundo, isto é, estabelecer as condições de um conhecimento racional que v á além das aparências ou do contato imediato com as coisas. Mas, diferentemente de Platão, Aristóteles não busca atingir esse objetivo por meio da separação entre aparências sensíveis e idéias inteligíveis, existências contingentes e essências absolutas; opta por outro caminho que é o de tentar encontrar o que há de essencial e de inteligível no próprio âmbito da realidade que nos é dada. Podemos dizer, simplificando bastante, que Platão busca a verdade em um mundo transcendente (o mundo das idéias, distinto do mundo sensível) e Aristóteles a procura em uma ordem imanente ao mundo percebido, isto é, no mesmo plano em que desenvolvemos nosso contato prático e perceptivo

com a realidade.

4-Explique quais as diferenças entre as correntes empiristas e racionalistas e diga quais quais foram seus principais expoentes.

R 1= Para os racionalistas o fundamento e a fonte de todo e qualquer conhecimento é a matemática, que depende exclusivamente do uso da razão e que usa a percepção sensível sob o controle da atividade do intelecto, a razão tomada em si mesma e sem apoio da experiência sensível é o fundamento e a fonte do conhecimento verdadeiro.

Seu principal expoente foi René Descartes.

Para os empiristas o fundamento e a fonte de todo e qualquer conhecimento é a experiência sensível, que é a responsável pela existência das idéias na razão, o modelo do conhecimento verdadeiro é dado pelas Ciências naturais ou experimentais como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com