TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aula Tema

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

NOME

RA

 

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Filosofia apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Erica Fernanda De Oliveira.

Anhanguera Educacional

2014

  1. Aspectos relevantes sobre a definição e a origem da linguagem

Linguagem não é apenas a relação entre comunicação ou pensamentos, é principalmente uma interação entre sujeitos, formal, informal, pode ser também corporal. Não existe estudos que comprovem e definam a primeira linguagem oficial, sendo hipóteses sobre o assunto vistos como mera especulação. É algo nato, que aprendemos e sofisticamos conforme prática e em ambiente adequado para tanto. A linguagem tem sua origem ligada à origem da humanidade, desde os primórdios os seres humanos usavam a linguagem para se comunicar direta ou indiretamente, seja através de música (sons que ancestrais emitiam através de manejo curioso e moldado de madeiras por exemplo), arte, entre outros. A capacidade racional do homem é o principal elemento para linguagem, haja vista que são estritamente interligadas.

  1. Análise dos empiristas e intelectualistas sobre a linguagem.

Noan Chomsky, linguista do Instituto de Massachucetts declarou que aprendemos não apenas porque somos ensinados, mas porque nascemos com os princípios da linguagem. Esta em nossos genes, e a temos por causa da natureza e não somente por causa da educação. Posteriormente surgiu um neuro-psicólogo com uma teoria própria, Eric Linnenberg, concordava que nascemos com os princípios da linguagem, mas afirmava que há um prazo para usarmos esses princípios. Segundo sua teoria, se a primeira língua não for aprendida até a puberdade, poderá ser tarde demais. Até pelo natural desgaste fisiológico e neurológico no decorrer dos anos.

  1. Relevância da experiência da linguagem como acesso ao mundo

O acesso ao mundo é crucial para a boa experiência da linguagem, preposição comprovada com o vídeo “A menina selvagem”. O meio em que vivemos influencia totalmente o exercício da linguagem, assim como costumes, hábitos, percepções sobre higiene, entre outros. De acordo com Rousseau (1978), A linguagem expressa, enfim, a liberdade: se o homem for reprimido de forma autoritária, a sua linguagem será vazia, monótona, própria de alguém que tem medo de exprimir a sua opinião; por outro lado, se o homem tiver condições de se expressar sem receios, ele certamente terá uma linguagem aberta e eloqüente, própria do ser humano livre e responsável pelo seu pensar e seu agir.

  1. Reflexão sobre os fatores que constituem a linguagem e como a linguagem nos caracteriza e diferencia.

São diversos fatores, como por exemplo:

Fatores regionais: é possivel observar diferenças no português falado por um habitante da região sul com outro habitante da região nordeste do Brasil.

Fatores culturais: Uma pessoa escolarizada utiliza a lingua de uma maneira diferente da que não teve acesso à escola.  

Fatores Contextuais: nosso modo de falar varia dependendo do ambiente em que nos encontramos: numa roda de amigos usamos termos que não usariamos numa entrevista de emprego.

Fatores profissionais: o exexrcício de algumas atividades requer o uso de certas formas da lingua chamadas de Línguas Técnicas. Abundantes em termos específicos e restrito a biólogos, psicólogos, engenheiros, e vários outros especialistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (168.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com