TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Ética Profissional

Dissertações: Filosofia E Ética Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é alienação?

Podem existir vários sentidos para o conceito de alienação, mas pode-se dizer que o homem comum alienado, perde a compreensão do mundo em que vive, perde a sua capacidade de pensar e agir por si próprio, ou seja, acaba por perder a sua verdadeira identidade. A alienação constrói uma consciência fragmentada, onde o individuo não tem opiniões e não esboça nenhum posicionamento sobre assuntos de seu cotidiano. A pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.

2. Como acontece a alienação no trabalho?

A própria forma de organização do trabalho reduz as possibilidades do empregado encontrar satisfação na maior parte da sua vida, enquanto o obriga a desempenhar tarefas desinteressantes. O trabalho se torna algo alienante, pois os meios de subsistência do homem provem do trabalho, isto é, o trabalho ao invés de realizar o homem, o escraviza, ao invés de humanizá-lo, desumaniza, pois existe uma grande dependência do homem quanto ao trabalho, pois depende dele para o seu sustento. O culto ao dinheiro também contribui para a alienação, onde o verbo Ser, é trocado pelo verbo Ter, e a vida passa a ser medida pelo que se possui e não pelo que se é verdadeiramente.

3. Em que sentido a nossa sociedade é uma sociedade essencialmente de consumo?

Os consumidores estão sempre em busca de novidades, querem ser seduzidos, e acabam sendo estimulados por necessidades artificiais, sobretudo pelos meios de comunicação, levando os indivíduos a consumirem alienadamente. Porém os produtos se tornam rapidamente obsoletos, despertando a necessidade de se adquirir algo que o substitua, algo novo, diferente, que desperte o seu desejo. Numa sociedade de consumo, é imposto que é necessário consumir para viver, que o homem pode satisfazer todas as suas necessidades através do consumo, e justamente por não saber quais são as suas reais necessidades, o consumo não os deixa satisfeitos e nem realizados, e permanecem nesta constante busca, onde não se sabe realmente o que se procura, levando a um estado de constante de frustração.

4. O que são necessidades fabricadas?

Hoje a sociedade não produz somente bens para satisfazer as nossas necessidades básicas, ela produz também as necessidades. A indústria cria as necessidades e posteriormente desenvolve os bens para supri-las, pois o nosso sistema de produção baseia-se na máxima produção e no máximo consumo, gerando assim, os lucros esperados para os empresários. Cria-se a idéia de que o individuo que não possua necessidades artificiais, está em desacordo com a sociedade, pois o senso de valor pessoal baseia-se em quanto o individuo possui de bens, e se quiser ser o melhor, terá que ter sempre o máximo.

5. O que é consumo alienado?

A maioria das pessoas acaba adquirindo dividas em razão do consumo alienado, pois ao invés de comprar algum bem, a pessoa acaba comprando dividas. A televisão, a internet e o radio são os principais meios de comunicação que induzem e influenciam as pessoas a consumirem excessivamente, sendo assim, elas acabam adquirindo bens, sem precisar dos mesmos, e muitas vezes nem o utilizam. O consumo alienado gera um desejo, nunca satisfeito, um sempre querer mais. Porém a mecanismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com