TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Geral

Monografias: Filosofia Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DA AULA 01

Qual a finalidade da Filosofia, para a ciência da Pedagogia? Comente. (mínimo 8 linhas).

A filosofia consiste em ensinar a pessoa a usar a lógica ,questionar,serve para ensinar compreender melhor o mundo e as pessoas a sua volta,serve também para ensinar qual é o risco de tomar por certo aquilo que deveríamos prestar atenção cuidadosa, bem como a possibilidade de descobrir, sob o prosaico comum e rotineiro, um universo de extraordinária riqueza e variedade, diante do qual podemos somente nos maravilhar.

Enfim, a filosofia impede a estagnação e desvenda o que está encoberto pelo costume, pelo convencional, pelo poder.

Antes da Filosofia, os homens usavam os resultados da sua experiência para formar alguns costumes, que a partir dessa experiência ele tomava por base e decidia se deveria ser seguido ou não. Agora a mesma experiência é usada para ver melhorias e sugestões para construções e experiências futuras. E essa é a finalidade da Filosofia para a Pedagogia.

ATIVIDADE DA AULA 02

Por que dizemos que a introspecção é o característico da filosofia de Sócrates? Disserte (mínimo 8 linhas).

De acordo com Sócrates, a introspecção estava diretamente ligada a uma reflexão sobre a vida,e principalmente sobre o próprio indivíduo: "conhece-te a ti mesmo".A partir de um olhar interno crítico,esse indivíduo poderia alcançar o auge de sabedoria e conhecer até sua voz interior,que para o filósofo,era de fundamental importância.

A introspecção é a característica da filosofia de Sócrates. E exprime-se no famoso lema "conhece-te a ti mesmo" - isto é, torna-te consciente de tua ignorância - como sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude. E alcançava em Sócrates intensidade e profundidade tais, que se concretizava, se personificava na voz interior divina do gênio ou demônio.

ATIVIDADE DA AULA 03

Discorra sobre o pensamento gnosiológico de Santo Agostinho (mínimo 8 linhas).

Agostinho considera a filosofia praticamente, platonicamente, como solucionadora do problema da vida, ao qual só o cristianismo pode dar uma solução integral. Todo o seu interesse central está portanto, circunscrito aos problemas de Deus e da alma, visto serem os mais importantes e os mais imediatos para a solução integral do problema da vida.

O problema gnosiológico é profundamente sentido por Agostinho, que o resolve, superando o ceticismo acadêmico mediante o iluminismo platônico. Inicialmente, ele conquista uma certeza: a certeza da própria existência espiritual; daí tira uma verdade superior, imutável, condição e origem de toda verdade particular. Embora desvalorizando, platonicamente, o conhecimento sensível em relação ao conhecimento intelectual, admite Agostinho que os sentidos, como o intelecto, são fontes de conhecimento. E como para a visão sensível além do olho e da coisa, é necessária a luz física, do mesmo modo, para o conhecimento intelectual, seria necessária uma luz espiritual. Esta vem de Deus, é a Verdade de Deus, o Verbo de Deus, para o qual são transferidas as idéias platônicas. No Verbo de Deus existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com