TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Geral

Artigo: Filosofia Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto 06

Resposta da Questão: Caso 01 - Nº 01

Para o Filósofo realista Thomas Hobbes ( séc. XVII), o homem é naturalmente egoísta. No estado pré-social, em que prevalecem os interesses individuais, há a guerra de todos contra todos, donde se concluiu que não há garantias da própria existência. A necessidade de se garantir a vida, o instinto de conservação, faz com que os homens estabeleçam "um contrato social" do qual fez surgir o estado. portanto, para Hobbes, o Estado precede a sociedade, já que sem este sequer pode se garantir a vida. A ideia Hobbesiana estatal é a do Estado Absolutista Monárquico. O estado centraliza em si as funções necessárias para que se estabeleça a paz. As concepções de Hobbes Têm por base histórica os conflitos que se desenrolaram com a guerra civil Inglesa, daí seu entendimento " pessimista! do homem, como ser egoísta e utilitarista.

Resposta da Questão: Caso 01 - Nº 02

O medo legitima o pacto, abrimos mão da nossa liberdade. O Estado poderá fazer o que fazer achar necessário

Resposta da Questão: Caso 01 - Nº 03

" A greve, iniciada no dia 31, fechou as portas de escolas e fez o comércio encerrar o expediente mais cedo. provocou o cancelamento de centenas de pacotes turísticos para o carnaval e triplicou os índices de violência da região metropolitana. - 156 mortos em nove dias. Esvaziou o aeroporto e levaram 3 mil homens das Forças Armadas e da força Nacional de Segurança para a Bahia. queimou carretas e onibus e ainda selou a iminente demissão do comandante geral da PM, esperada para depois do carnaval".

Resposta da Questão: Caso 02 - Nº 1

Sim, porque apresenta uma violência generalizada.

Resposta da Questão: Caso 02 - Nº 02

A solução de Hobbes não é mais possível invocar, por que hoje, o Estado é inoperante. Solução de Hobbes: violência para conter a violência e o estado no monopólio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com