TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia No Ensino Medio

Casos: Filosofia No Ensino Medio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 5

Tal exigência se deu devido à percepção que educadores tiveram ao constatar os benefícios que a disciplina oferece aos alunos que trabalham com ela.

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

No caso da Filosofia, essa permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal.

O Ensino Médio é geralmente considerado pelos educadores como uma fase de consolidação do aluno jovem, de sua personalidade e seus desejos, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental no sentido de colaboração.

A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina, é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser ensinada. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tender para os tão famosos “decorebas” de ideias e autores.

Aos educadores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe receita pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favoreça a formação de jovens capazes de desenvolver seu próprio pensamento e crítica, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em suas vidas.

A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.

O ensino de filosofia deve ser parte preponderante das disciplinas ministradas em sala de aula, através de leituras e debates com a finalidade de levar o jovem à reflexão sobre tudo que se passa no país bem como em sua vida.

Sua análise leva ao desenvolvimento de mentes filosóficas para o jovem criar a si, e ao mundo, de forma original e autônoma, isto é ensina a pensar.

Proibida nos anos 60, para segurar a classe estudantil, a filosofia retorna como um presente, para nossa atual e despreparada juventude que, envolvida pela mídia anda, sem querer generalizar, de mãos dadas com a alienação. do estudo de Filosofia no Ensino Médio, visto ser algo resgatado recentemente e que ainda carece de uma maior conscientização quanto à sua importância. A ditadura militar na década de setenta impôs a suspensão do Ensino de Filosofia como mecanismo de controle social, sabendo-se que esta seria uma disciplina que dinamiza as estruturas do pensamento crítico. E, diga-se de passagem, que pessoas que não exercitam a sua criticidade facilmente se deixam iludir por crenças e ideologias de quinta categoria e, portanto se tornam facilmente manipuladas.

Aristóteles, sec. IV a.C., afirmava que a filosofia surge do espanto e da admiração. Podemos lecionar a Filosofia abordando acontecimentos comuns do cotidiano, como a violência, drogas, aborto, etc. Já que sua abordagem visa exercitar a capacidade crítica, devemos provocar questões que nos espantem, e causem admiração, por exemplo: Por que se mata uma pessoa para roubar um simples cigarro ou dois reais? Por que o uso do crack de baixo custo e altamente viciante está atingindo também os jovens da classe média alta? Deveria ser legalizado o aborto no Brasil?

Sílvio Galgo, um dos maiores estudiosos sobre a especificidade do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, afirma que não há participação cidadã sem o uso crítico da razão, isto é, não há como formar verdadeiros cidadãos desprovidos do exercício crítico. Nesse sentido, é importante ressaltar a importância do estudo dessa Disciplina no processo de emancipação pessoal e social. O ensino de Filosofia traz muitos benefícios, tais como; aumenta a capacidade de ler e interpretar textos, contribui para a superação de uma interpretação fundamentalista do que se está lendo, amplia os horizontes através da leitura crítica, aumenta a capacidade de abstração dos conteúdos e contribui para uma maior interação interdisciplinar. Ao se propor o trabalho da Filosofia no Ensino Médio, deve-se buscar caminhos que permeiam e oportunize o aguçar do senso crítico, a criatividade e a expressividade dos educando para que atuem no mundo em que vivem com sabedoria e justiça e, assim, transformem o hoje e o amanhã em dias cada vez melhores. O ensino da Filosofia no currículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com