TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova De Filosofia Ensino Medio

Exames: Prova De Filosofia Ensino Medio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2013  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  2.794 Visualizações

Página 1 de 10

FILOSOFIA QUESTÕES PARA A PROVA DO 4º BIMESTRE DE 2012

QUESTÕES 3º ANO

QUESTÃO UM

A estética como estudo da percepção da sensibilidade e subjetividade , constrói no universo da arte, o entendimento da manifestação tanto de uma como da outra faceta da vida humana. Sobre o desenvolvimento da arte no mundo ocidental é correto afirmar que:

Nas primeiras sociedades e culturas, o artista era um mago, um artesão e um iniciado num oficio sagrado.

A relação profunda da arte com a religião foi marcante durante a idade média, pois a cultura cristã deste período valorizava o trabalho dos artífices e religiosos que expressavam em suas realizações os valores do mundo pagão.

A autonomia das artes enfrentou grandes obstáculos com a dessacralização do mundo promovida pela implantação do modelo capitalista na Europa.

Para os gregos, como Platão e Aristóteles, o trabalho do artista era a reprodução do mundo idealizado pelos deuses gregos.

QUESTÃO DOIS

A partir da renascença a arte passou a ser concebida de forma distanciada do sentido religioso que até então predominava na Europa, sobre esse período analise as afirmações a seguir e depois assinale a alternativa errada:

I- Os conhecimentos teóricos, elaborados a partir da renascença, tinham como características a aplicação do conhecimento para a invenção e construção de instrumentos, ao tempo em que, buscavam a realização de atividades como a medicina, a engenharia e a arquitetura.

II- Como conseqüência da renascença, surgiu na arte, a preocupação com o aspecto útil e belo da realização humana.

III- Com a idéia de beleza, utilidade, juízo de gosto, as artes passaram a ser o sustentáculo da idéia de estética que o mundo ocidental tem nos dias de hoje.

Apenas as afirmações I e III são corretas

Apenas as afirmações I e II são corretas

Apenas as afirmações II e III são corretas

Todas as afirmações são corretas e não há contradições entre elas

QUESTÃO TRES

Sobre a finalidade da arte, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I- Pela finalidade social das obras de arte na antiguidade eram feitas para dar prestígio a seus patrocinadores.

II- Pelo lugar social ocupado pelo artista nos dias de hoje o profissional desta atividade tem grande interesse na produção religiosa e na cultura de massa.

III- Pelas condições de recepção da obra de arte a classe economicamente dominante buscou se aliar às classes populares para popularizar e fazer acessível a todos o trabalho do artista.

Todos os itens apresentam algum elemento de contradição.

O iten III complementa o sentido do item II e os torna verdadeiros

Todos os itens estão corretos.

Há apenas dois itens errados.

QUESTÃO QUATRO

Sobre o nascimento da arte popular e da cultura de massa , é correta a seguinte alternativa:

A arte popular, ou a indústria cultural de massa não se conecta às transformações econômicas ocorridas no mundo ocidental, desde a revolução industrial.

Em nossos dias as artes costumam ser distinguidas em folclore , popular, erudita, de massa e tem seus público alvos definidos pelo poder econômico e social de suas assimilações.

A arte de elite não se distancia significativamente da arte de massa, porque ambas surgiram da implantação do modelo capitalista, a partir da revolução industrial.

A cultura de elite não sofre influencia da cultura de massa e nem a influencia, pois são realizadas para públicos diferentes.

QUESTÃO CINCO

A indústria cultural que é um fenômeno da contemporaneidade, pode ser vista como um fenômeno que provoca situações complexas como as que se pode analisar a seguir. Interprete os itens e em seguida assinale a alternativa incorreta.

I- A indústria cultural se apropria de criações populares e eruditas, pois é nessa dimensão que tal industria cumpre seu papel social de democratizar a arte.

II- A indústria cultural cria a ilusão de que todos têm acesso aos mesmos bens culturais, cada um escolhendo o que deseja.

III- A indústria cultural define a cultura como formação intelectual dos mais favorecidos e eliminação da alienação das classes mais populares.

Os itens I e III estão corretos

Os itens II e III estão corretos

Os itens I e III estão errados

Os itens I e II estão errados

QUESTÃO SEIS

(ENEM-2012) Nossa cultura lipofóbica muito contribui para a distorção da imagem corporal, gerando gordos que se veem magros e magros que se veem gordos, numa quase unanimidade de que todos se sentem ou se veem “distorcidos”.

Engordamos quando somos gulosos. É pecado da gula que controla a relação do homem com a balança. Todo obeso declarou, um dia, guerra à balança. Para emagrecer é preciso fazer as pazes com a dita cuja, visando adequar-se às necessidades para as quais ela aponta.”

FREIRE, D. S. Obesidade não pode ser pré-requisito. Disponível em htpp//gnt. Globo.com.

O texto apresenta um discurso de disciplinarização dos corpos, que tem como consequência:

A ampliação dos tratamentos médicos alternativos, reduzindo os gastos com remédios.

A culpabilização individual, associando obesidade à fraqueza de caráter.

A democratização do padrão de beleza, tornando-o acessível pelo esforço individual.

O controle do consumo, impulsionando uma crise econômica na indústria de alimentos.

QUESTÕES 2º ANO

QUESTÃO UM

A ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com