TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Período

Tese: Filosofia Período. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Prova (N1): 6,0 pontos.

Data: 01/10/2012.

Disciplina: Filosofia

Curso: Administração

Período: 5º Período

Nome: Karina Hipólito de Oliveira.

Professor: Stefano Domingues Stival.

1) O que Maquiavel descobriu sobre a nova ordem mundial, quando foi enviado à França em 1500, numa missão diplomática em que encontrou Luís XII e a corte francesa?

Resposta: Em sua missão diplomática a frança, Maquiavel ficou desapontado com o acordo que a França tinha feito para ajudar os florentinos, pois o acordo não foi cumprido. Então Maquiavel começa a ver que Florença estava desmoralizada aos olhos dos franceses que os chamava de vossa ninharia.

2) O livro "O Príncipe" foi escrito em 1513. Qual o contexto histórico de Florença nessa época, e que tipo de estratégia Maquiavel perseguia com o seu livro?

Resposta: O contexto histórico da época era de grande instabilidade política. Um manual que ajudasse na unificação da Itália fortalecesse o poder absoluto e o auxiliasse na recuperação dos cargos públicos que ocupara durante a fase republicana da política florentina.

3) "Eu faço meu governo dia a dia, e resolvo meus negócios hora a hora, pois o tempo é maior do que o cérebro" (Pandolfo Petrucci). Qual a principal lição tirada por Maquiavel a partir dessa afirmação?

Resposta: A principal lição que Maquiavel pode extrair posteriormente, foi a necessidade de os governantes se adequarem aos tempos, buscando cometer o menor número possível de erros.

4) Por que, de acordo com o autor de "O Príncipe", um principado conquistado com próprias armas e virtù é difícil de conquistar e fácil para manter, enquanto que um principado conquistado pela fortuna é fácil conquistar, mas difícil de ser mantido?

Resposta: Aqueles que se tornaram príncipe pela própria virtu têm grandes dificuldades para se instalarem no principado, mas depois encontrariam a facilidade para mantê-lo. A maior dificuldade seria para formar novas instituições, o que é obrigatório para formar um novo governo. O príncipe que criasse essas novas instituições. Encontraria resistência naquelas pessoas que se beneficiavam com o governo antigo. Então para que o novo príncipe tenha sucesso na formação das novas instituições, seria necessário que ele encontrasse meio para constranger quem se opusesse a ele, se necessário, o príncipe deverias usar a força. Quanto ao principado conquistado pela fortuna, aconteceria o inverso. É fácil conquistar, porém é difícil manter. Isso porque depende muito da sorte de quem o conquista. Além disso, esse príncipe não teria tropa fiel.

5) Explique em que consistia a concepção de Virtù em Maquiavel, e como ela se articula com o conceito de Fortuna?

Resposta: Virtú para Maquiavel significa força e ação, e fortuna seria sorte. Maquiavel apresenta algumas maneiras de conquista, essas maneiras podem corresponder com diferentes formas de conservação os principados. Pode-se conquistar por meio da própria “virtu” (capacidade e talento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com