TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Politica

Exames: Filosofia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 4

Filosofia Agostina

Na Alta Idade Media

Durante a baixa Idade Media, a dependência dos reis em relação a nobreza, pois os feudos eram o que aquecia a economia na europa.

tal sistema entrou em decadência paulatinamente, porque os reis tomaram medidas para reverter essa situação e conseguir mais autonomia, com a venda cartas de alforria aos burgueses, por exemplo, a unificação da moeda o que foi muito bom para o desenvolvimento do comercio, pq qdo o poder era mais local, cada feudo determinava um padrão, e arrecadavam impostos tb.E um dos principais filósofos desse tempo foi o santo Agostinho que em sua obra mais conhecida A cidade de Deus, ele defende a predestinação do homem a vontade divina. Para ele existia a cidade de Deus e a cidade dos homens. Sendo que a segunda não sobrevive sem a primeira, que estabelece a ordem. E tendo qualquer ser humano, nascido impregnado de alguns preceitos, como os de ordem religiosa, ele nega o ceticismo. Não existem céticos sabe.

Escolástica: Em contraposição defendia Tomas de Aquino mesmo na religião, a razão deveria se sobrepor a fé. Sendo assim o próprio Deus é um ser racional. Sua principal obra se chama ‘Suma teológica’. Nesta ele defende tb que não há a intervenção de uma luz divina para que se dê o conhecimento, a potencialidade já existe no interior de cada ser, mas cabe a este descobri-lo através do aprendizado, do estudo, da educação religiosa, da pedagogia e etc. O que explica o fato de alguns, mesmo pré-destinados com tais potenciais, no decorrer da vida não desenvolvam essas habilidades e assim se tornem não pagãos e levem que não se encaixa nos princípios da igreja. Ele foi encaminhado para a carreira de padre desde pequeno, enquanto todos os seus irmãos seguiram uma carreira militar. Esse era o destino normal do filho mais novo de uma família da nobreza.

Renascimento: Com a adesao da burguesia, a obtenção de novos mercados se tornou essencial, por isso foram realizada grandes navegações que acompanhadas também de novas descobertas como a existencia do continente Americano.Esta mudança no modo de vida europeu totalmente teve também um grande impacto social: nessa transição o clero e da nobreza perderam o poder político e econômico, centralizado cada vez mais nas mãos do rei.

(*artes) A denominação de renascimento foi dada ao movimento pelos artistas que buscavam livrar-se dos ideiais feudais sobreviventes e renascer de fato, por isso buscaram inspirações na antiguidade Greco romana e chamaram a idade media de idade das trevas. Assim podemos observar o antropocentrismo,o individualismo e o anticlericalismo nas obras deste período.Michelangelo, Capela Sistina.

Absolutismo:Com o monopólio da força garantido por um exército nacional a seu serviço os reis europeus decidiam ´pessoalmente todos os níveis administrativos do estado, estabeleciam políticas econômicas, promulgavam leis, criavam impostos.Principais pensadores: Nicolau Maquiavel.Sua obra mais famosa é o principe, na qual afirma que os interesses do governante devem estar sempre acima dos do individuo, pois este trabalha para alcançar o bem geral e pode fazer de tudo para manter valido o seu poder. Inclusive ma fé, crueldade, violência, falta de palavra quando esta em jogo sua soberania.Thomas Hobbes: autor do Leviatã,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com