TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia moderna

Seminário: Filosofia moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Seminário  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 03: Filosofia Contemporânea

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 03: Filosofia Contemporânea

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Filosofia apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional

ANO 2014

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

Filosofia Contemporânea

A ideologia sempre esteve presente dentro da sociedade, levando a erros e acertos, mas usada de modo onde ela, sempre ficou sendo usada de modo propagandista ou de controle de massa, como: o modo de pensar que a mulher simplesmente seria um ser delicado que suas funções se destinariam somente para os cuidados da família e reprodução, mas com o passar dos tempos como na atualidade encontramos em muitas camadas sociais a mulher como chefe de família, sendo a pessoa que literalmente leva o pão para dentro de casa. Esta mudança se deu através de lutas pela igualdade sócio-sexual-econômico onde se vira uma nova maneira de se ter um novo tipo de profissionais em diversas áreas de trabalho.

Antigamente se colocava somente o homem como o chefe de família, pois era usados termos sócios e religiosos que homossexuais, eram pessoas doentes sem perspectiva de vida ou até de produzir algo, colocadas a margem de tudo o que a sociedade pregava como “o que é puro e direito” pois, para qualquer empresa eles não são de grande valor, não podem gerar filhos ou, pessoas para dar crescimento a indústria, na produção.

Mas hoje sabendo que este tipo de pensamento é pura mascara, véu, onde Freud e Max explicaram os métodos e funcionamentos desta máquina de propaganda chamada IDOLOGIA.

No caso de Freud ele buscou e descobriu com base em técnicas terapêuticas e médicas o inconsciente e o trabalho teórico que assim deu a origem a psicanálise.

Já no caso de Max que tomou a decisão de compreender à realidade das práticas políticas no controle de massa levou a ele perceber os mecanismos de exploração e domínio onde surgiu a formulação da teoria da ideologia, tendo então como base as lutas de Freud pelas mazelas da mente e Max pela consciência levou ao indivíduo a refletir e criticar o mundo a sua volta criando seus próprios preceitos.

Não invalidando a razão, a reflexão, mas levando o sujeito a enxergar realmente suas condições.

Segundo o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli a diferença entre doutrina ideológica e filosófica se dá pela diferença:

Ideologia praticamente ele é a propaganda de qualquer coisa, pensamento, expressão que o ser humano quer que seja mostrado, ela sempre vem na frente de tudo, como o exemplo que o Filósofo falou das caravela espanholas que vinham com a imagem de Jesus na frente, representando que Deus estava do lado deles e que eles estavam mais próximos de deus do que os adversários.

E ela busca o a universalidade a qualquer preço, de modo que seja comprada por todos que ela atinge, levando a ideia como uma verdade absoluta, mas temos mais uma maneira de ideologia, que é a ilusão, o erro, pois temos ela como um erro que ele não desaparece pois ainda temos sujeitos que dão continuidade tal ideia pois ela está imune a correção prévia, mas ela se molda a uma nova postura porem não muda totalmente o comportamento, como neonazistas como exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com