TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, que forma cidadãos críticos

Artigo: Filosofia, que forma cidadãos críticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Artigo  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

A filosofia formando cidadãos críticos...

... Na construção de uma sociedade mais justa

Para se falar sobre a importância da filosofia para a construção do cidadão crítico em nossa sociedade. Como seria o perfil desse cidadão? Como agiria politicamente para a construção de uma sociedade mais justa? E também exemplificar dando exemplo do nosso cotidiano. Faz-se necessário sairmos da caverna, uma história que tem o intuito de ilustrar que a maioria das pessoas vive com um véu sobre seus olhos, permitindo ter apenas uma noção distorcida e indefinida do mundo real. Ficando no mundo de escuridão, onde não existe escrita, cultura, conhecimento e alienação, em busca de uma liberdade que traz conhecimento e o saber cientifico.

A importância da filosofia na formação intelectual do cidadão crítico, na busca de uma sociedade mais justa. Somente através de uma reflexão e do conhecimento filosófico, o homem pode conquistar os seus objetivos. Tal reflexão é baseada em debates em salas de aulas, com professores e alunos, livros, revistas etc. No entanto é necessário que o homem saia do seu mundo do senso comum, passando para o senso crítico, em busca dos seus anseios. Isso só ocorre através de um pensar filosófico.

A filósofia trás conhecimento e reflexão para o homem nas suas buscas cotidianas, ele observa e experimenta algo e mediante essa observação, formula suas idéias. Com suas idéias prontas, o homem começa analisá-las sob uma ótica subjetiva de sua compreensão racional. O homem tem para cada entendimento, ação e reação é o exemplo da chuva (água): que através dela as plantas são regadas e nutridas, passando ter vidas mais saudavéis. Com esses eventos da natureza o homem com sua consciência reflexiva começa a compreender que uma coisa puxa a outra.

Através do conhecimento filósofico, o homem passará a enfrentar a realidade nua e crua de forma mais crítica, consciente, sua opinião é crítica, sem ser influenciado por ninguém. A partir de uma reflexão filósofica, o cidadão começa a sair da escuridão da ignorância, com ascensão do saber alienado para o saber consciente. No entanto o conhecimeto filósofico, o cidadão dificilmente estará alienado ao mundo que o cerca e consequentemente, não será manipulado, escravizado pelas idéias de outros individuos e classes. A proposta da filósofia é trazer um olhar mais crítico, autonomo, decisivo a frente do mundo real. A ciência, aliada ao capitalismo moderno, em nome dos ganhos (aculos de riquezas), quebrou conceitos de culturas, questões éticas, transformando o homem em segundo plano, ele deixa de ser cuidado, em ser de consumo, exposto nas prateleira das lógicas de mercados (mercadorias), descartavéis e alienado sem nenhum valor.

É necessário a importância da filósofia nos dias atuais, para a construção do cidadão crítico em nossa sociedade. Onde ele através do conhecimento, da formação acadêmica se liberte das correntes que os condena a viver na ignorância. Buscando um mundo das idéias das essências imutáveis, da verdade absoluta e objetiva, onde não há oposições e nem contradições. Ele deve se libertar do mundo sensível, da escravidão, agrilhoado numa caverna, da ignorância, com medo do fogo que arde lá fora. É também o mundo das aparências, de uma realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com