TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filósofo Imannoel Kant

Por:   •  25/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

Immanoel Kant 

 

(1724-1804) 

 

Foi um filósofo estudioso,professor,escritor e grande pensador.Influenciou inúmeros escritores pelo seu potencial , por ser reconhecido como o fundador da ética moderna. 

Kant defende as leis morais ,o bom senso,a dignidade própria, a moral das éticas ea liberdade dentro da dignidade pessoal. Um dos pensamentos mais refletidores e conhecido de Kant ,é sobre as leis morais ,que é distinguida por todo o ser racional ,pois ela é elaborada mediante a nossa consciência e bom senso ,onde distinguimos o certo do errado , o bem do mal , são esses aspectos que forma como devemos agir ,que essa lei que construímos para nos mesmo pode ser passada a todos como uma lei universal . 

As leis morais pronunciada por Kant são explicada por dois métodos de imperativo: (Kant criou o termo Imperativo, no seu livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes, escrito em 1785).  

 

 Imperativo categórico: Uma ação boa por si mesma independente do resultado final , seja ele prósperos ou não .  

Age somente, segundo uma máxima tal, que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal. ( Immanoel Kant ) 

 

Imperativo Hipotético : Uma ação que tem como propósito o resultado ser intencional para si mesmo , em valores pessoais. 

age de tal modo que possas usar a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre como um fim ao mesmo tempo e nunca apenas como um meio. ( Immanoel Kant )  

 

 

Para Kant ,quem pratica uma ação intencionada ,pratica o imperativo Hipotético onde está comprometendo a sua própria dignidade como pessoa pelo fato de estar agindo por interesse próprio,e não é esse o fundamento das leis morais ,assim esta as infligindo  . As leis morais pronunciadas por Kant, não são leis físicas ou escritas , mais são leis de reflexão do subconsciente de cada pessoa,entretanto, é legisladora das suas próprias leis,cabem a elas serem adequadas a ser convividas com as demais leis (naturais e físicas ), ele instrui o nosso pensamento de agir que se integra aos princípios morais . 

 

Neste contexto de leis morais ,princípios morais e ética , Kart desenvolveu a teoria da Verdade Subjetiva , onde aborda a questão da mentira, onde ele afirma com toda a sua sabedoria que a pessoa que se submete a mentir, esta sacrificando e  violando seu caráter e dignidade , pois esta colocando sua palavra em jogo e não sendo justo com os demais .   

Duas coisas me enchem o ânimo de admiração e respeito: o céu estrelado acima de mim e a lei moral que está em mim.  (Immanoel Kant em Crítica da Razão Pura). 

 

Quando Kant aborda o tema de liberdade, ele pronuncia que  só temos liberdade se termos a autonomia de sobreviver em sociedade dentro dos conceitos das leis naturais , morais , e físicas, e pronuncia a seguinte reflexão :  

Não somos livres para fazer aquilo que nos desejamos ,mas sim quando se submete ao cumprir o nosso dever nas leis morais . (Immanoel Kant ). 

 

Com  base em todas essas ideias,conceitos,reflexões e teorias,o excelente filósofo, professor,escritor Michael Sandel  se inspirou na sabedoria de Kant, para suplementar suas ideias e conceitos,e transfere isso aos seus alunos seguidores e admiradores em suas aulas, palestras, entrevistas e também em seu livro  Justiça . 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (173.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com