TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filósofo e economista escocês Adam Smith

Tese: Filósofo e economista escocês Adam Smith. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  5.987 Palavras (24 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 24

Filósofo e economista escocês

Adam Smith

16/6/1723, Kirkcaldy, Escócia

17/7/1790, Edimburgo, Escócia

Adam Smith lançou as bases do liberalismo, como a teoria da livre concorrência e do livre mercado

"Ao buscar seu próprio interesse, o indivíduo frequentemente promove o interesse da sociedade de maneira mais eficiente do que quando realmente tem a intenção de promovê-lo." Defendendo o valor do interesse individual para garantir o interesse público, Adam Smith criou, neste trecho de sua "A Riqueza das Nações", o conceito de "mão invisível do mercado", fundamental para a doutrina do liberalismo.

Filho de um fiscal da alfândega, Adam Smith fez seus primeiros estudos em Kirkcaldy, sua cidade natal. Aos 14 anos, ingressou na Universidade de Glasgow, onde se graduou em 1740 e conseguiu uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, onde estudou filosofia.

Seis anos depois, retornou à Escócia e tornou-se conferencista público em Edimburgo. Adquiriu reconhecimento como filósofo, o que lhe proporcionou ser professor de lógica na Universidade de Glasgow, em 1751. No ano seguinte, passou a lecionar filosofia moral, cadeira pleiteada alguns anos antes, sem sucesso, pelo filósofo David Hume.

Nessa época, travou relações com nobres e altos funcionários, frequentando a sociedade de Glasgow e, em 1758, foi eleito reitor da Universidade. Seu primeiro trabalho, "A Teoria dos Sentimentos Morais", foi publicado no ano seguinte.

Por intermédio do político Charles Townshend, foi convidado para o cargo de tutor do duque de Buccleuch. Em 1763, Adam Smith renunciou ao seu posto na Universidade de Glasgow e mudou-se para a França. Passou quase um ano na cidade de Toulouse e depois foi para Genebra, onde se encontrou com o filósofo Voltaire.

Já em Paris, Adam Smith pode frequentar os salões literários e travou contato com os filósofos iluministas. Um incidente com um irmão de seu pupilo, no entanto, obrigou Adam Smith a ir para Londres, onde passou a residir.

Em 1767, Smith retornou a Kirkcaldy, onde iniciou a elaboração e revisão de sua célebre teoria econômica. Passou mais três anos em Londres, onde seu livro foi concluído. "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações" foi publicado em 1776, tornando-se um dos mais influentes livros de teoria moral e econômica do mundo. As teorias formuladas em "A Riqueza das Nações" lançaram as bases do liberalismo, como a teoria da livre concorrência e o conceito de livre mercado.

Depois da publicação do livro, tornou-se comissário da alfândega na Escócia, o que lhe garantiu bons proventos. Reconhecido e considerado por seus contemporâneos, Adam Smith morreu em 1790, aos 67 anos.

Jean Baptiste Say

Nascimento 5 de Janeiro de 1767, em Lyon

Falecimento: 15 de novembro de 1832, em Paris

Obras: Cours complet d'économie politique pratique (1828-1830)

Filiação: Filho de comerciante

Say trabalhou na firma de um amigo do pai na Inglaterra, onde estudou a obra do fundador da escola clássica, Adam Smith, cujo tratado The Wealth of Nations (1776; A riqueza das nações) despertou-lhe o interesse pela economia política.

Em seu livro principal, Traité d"économie politique (1803; Tratado de economia política), Say definiu a economia política como "a exposição da maneira como se formam, se consomem e se distribuem as riquezas". O livro fez grande sucesso, mas foi proibido por razões políticas e só teve nova edição em 1814.

Say criou uma escola própria quando elaborou a teoria segundo a qual é a utilidade dos bens determina a demanda, enquanto os custos de produção determinam a oferta.

Corolário de suas teses foi a lei de mercado, a "lei de Say", segundo a qual a demanda e a oferta globais de um sistema econômico sempre se equivalem. As depressões econômicas, portanto, não são deficiência geral de demanda, mas superproduções temporárias para alguns mercados e sub produções para outros. Esse desequilíbrio se reajusta automaticamente porque os super produtores reorganizam sua produção para atender às preferências dos consumidores e não ser alijados do mercado. Esse mecanismo autoregulador funciona desde que as trocas internas e externas sejam livres.

Entre outras obras, Say publicou Cours complet d"économie politique pratique (1828-1830; Curso completo de economia política prática), exposição geral de sua teoria. Morreu em Paris em 15 de novembro de 1832.

- Contexto Histórico, Social e Politico que influenciaram seu pensamento:

Jean-Baptiste Say cresceu num ambiente fortemente influenciado pelas ideias iluministas, cujas ideias fundamentais eram o liberalismo, o individualismo e o racionalismo. Sendo assim, acompanhou, na sua juventude, o fervilhante ambiente político que redundou na Revolução de 1789. Ao mesmo tempo, testemunhou os primórdios da industrialização da França, um dos países que mais cedo seguiram o caminho aberto pioneiramente pela Inglaterra.

- Principais obras

* Traité d’économie politique

* De l’Angleterre et des Anglais

* Catéchisme d’économie politique

* Lettres à M. Malthus sur l’économie politique et la stagnation du commerce

* Mélanges et correspondance d’économie politique

- Seus principais conceitos ou princípios fundamentais do autor.

1. Lei de Say

A Lei de Say é uma norma econômica neoclássica, que estabelece que a Oferta Agregada da Economia é que determina o nível de Produção desta Economia. Segundo este princípio, quando um produtor vende seu produto, o dinheiro que obtém com essa venda está sendo gasto com a mesma vontade da venda de seu produto, sinteticamente: a oferta de um produto sempre gera demanda por outros produtos. Pela teoria de Say, não existem as chamadas crises de "superprodução geral", uma vez que tudo o que é produzido pode ser consumido já que a demanda de um bem é determinada pela oferta de outros bens, de forma que a oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com