TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filósofos da Grécia antiga

Abstract: Filósofos da Grécia antiga. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Abstract  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9

1. “Conhece-te a timesmo.” - Inscrição do× Oráculo de Delfos

2. Na Grécia Antiga, o período pré-socrático foi dominado, em grande parte,pela investigação da natureza. Essa investigação consistia na busca deexplicações racionais (cosmologia) para o universo manifestando-se naprocura de um princípio primordial (a arché) de todas as coisas existentes.Seguiu-se a esse período uma nova fase filosófica, caracterizada pelointeresse no próprio homem e nas relações políticas do homem com asociedade. Essa nova fase foi marcada, no início, pelos sofistas.Em uma época de lutas políticas e intensos conflitos de opiniões nasassembléias democráticas, os cidadãos sentiam necessidade de aprender aarte de argumentar em público.Os sofistas eram professores viajantes que vendiam ensinamentos práticosde filosofia: o desenvolvimento da argumentação, da habilidade retórica, doconhecimento de doutrinas divergentes. Ou seja, raciocínios e concepçõesutilizados na arte de convencer pessoas, que favoreceram o surgimento deconcepções filosóficas relativistas.

3. Etimologicamente, o termo sofista significa “sábio”. Entretanto com odecorrer do tempo ganhou o sentido de “impostor”, por ser a sofística,isto é, a arte dos sofistas, apenas uma atitude viciosa do espírito, uma artede manipular raciocínios, de produzir o falso, de iludir os ouvintes, semqualquer amor pela verdade.A verdade, em grego, se diz aletheia e significa a manifestação daquilo queé, o não-oculto.Aletheia se opõe a pseudos que significa o falso, aquilo que se esconde,que ilude.Os sofistas parecem não buscar a aletheia; se contentam com pseudos.Tanto assim, que se usa a palavra sofisma, derivada de sofista, paradesignar um raciocínio aparentemente correto, mas que na verdade é falsoou inconclusivo, geralmente formulado com p objetivo de enganar alguém.

4. Nascido em Abdera, Protágoras (480-410 a.C.) é considerado o primeiro e um dos mais importantes sofistas. Ensinou por muito tempo em× Atenas, tendo como princípio básico a idéia de que o homem é a medida de tudo que existe. Conforme essa concepção, todas as coisas são relativas às disposições do homem, portanto não haveria verdades absolutas. A filosofia de× Protágoras sofreu críticas por dar margem a um grande subjetivismo: tal coisa é“O homem é a medida de todas as coisas; verdadeira se para mim parece verdadeira.daquelas que são, enquanto são; e Qualquer tese poderia ser encarada como falsadaquelas que não são, enquanto não são.” ou verdadeira, dependendo da ótica de cada um.

5. Górgias de Leontini (487-380 a.C., aproximadamente), considerado um dos grandes oradores da× Grécia. Aprofundou o subjetivismo relativista de Protágoras aponto de defender o ceticismo absoluto. Afirmava que: g) Nada existia; h) Se existisse, não poderia ser conhecido; i) Mesmo que fosse conhecido, não poderia ser comunicado a ninguém.“O bom orador é capaz de convencerqualquer pessoa sobre qualquer coisa.”

6. Nascido em Atenas, Sócrates (469-399 a.C.) é tradicionalmente considerado um marco divisório da história da filosofia grega. Por isso, os filósofos que o antecedem são chamados pré-socráticos e os que sucedem, de pós-socráticos. Sócrates desenvolvia o saber filosófico sempre dando demonstrações de que era preciso unir a vida concreta ao pensamento. Unir o saber ao fazer, a consciência intelectual à consciência prática ou moral. Tanto quanto os sofistas× Sócrates abandonou a preocupação em explicar a natureza e se concentrou na problemática do homem. No“Ele supõe saber alguma coisa e não entanto, contrariamente aos sofistas, Sócrates opunha-se ao relativismo em relação à questão dasabe, enquanto eu, não sei, tampouco moralidade e ao uso da retórica para atingirsuponho saber. Parece que sou um interesses particulares.pouco mais sábio que ele exatamentepor não supor que saiba o que não sei.”

7. Sócrates procurava um fundamento último para as interrogações humanas(O que é bom? O que é a virtude? O que é a justiça?), enquanto os sofistassituavam suas reflexões a partir dos dados empíricos, sem se preocuparcom a investigação de uma essência da virtude, a partir da qual a própriarealidade empírica pudesse ser avaliada.A pergunta fundamental que× Sócrates tentava responder era: o que é aessência do homem?Ele respondia dizendo que o homem é a sua alma, entende-se “alma”como a sede da razão, o nosso eu consciente, que inclui a consciênciaintelectual e a consciência moral, que distingue o ser humano de todos osoutros seres da natureza.Por isso, o auto conhecimento era um dos pontos básicos da filosofiasocrática. “Conhece-te a ti mesmo”, era a recomendação básica feita porSócrates a seus discípulos.Sua filosofia era desenvolvia mediante diálogos críticos com seusinterlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentosbásicos: a ironia e a maiêutica.

8. Na linguagem cotidiana, a palavra ironia tem um significado depreciativo,sarcástico ou de zombaria. Mas não é esse o sentido da ironia socrática. Nogrego, ironia quer dizer “interrogação”. De fato× Sócrates interrogava seusdiscípulos naquilo que pensavam saber.O que é o bem? O que é a justiça? E a coragem? E a piedade? São exemplos dealgumas perguntas.Sócrates buscava demolir o orgulho, a arrogância e a presunção do saber.A primeira virtude do sábio é adquirir a consciência da própria ignorância.“Sei que nada sei” dizia Sócrates.A ironia socrática tinha, portanto um caráter purificador. Levando seusdiscípulos a confessarem sua próprias contradições e ignorâncias, onde antessó julgavam possuir certezas e clarividências, tomando consciência de suaspróprias respostas e das conseqüências que poderiam ser tiradas de suasreflexões, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos.

9. Libertos do orgulho e da pretensão de que tudo sabiam, os discípulospodiam então iniciar o caminho da reconstrução de suas próprias idéias.Novamente, Sócrates lhes propunham uma série de questões habilmentecolocadas.Nesta segunda fase do diálogo, o objetivo de× Sócrates era ajudar osdiscípulos a conceberem suas próprias idéias. Assim, transportava para ocampo da filosofia o exemplo de sua mãe, que sendo parteira, ajudava atrazer crianças ao mundo.Por isso, essa face do diálogo, destinada à concepção de idéias, erachamada maiêutica, termo grego que significa “arte de trazer à luz”.

10. Nascido em Atenas, Platão (427-347 a.C.) foi discípulo de× Sócrates. Fundou sua própria escola filosófica× Academia. A maior parte do pensamento platônico nos foi transmitida por intermédio da fala de× Sócrates, nos diálogos socráticos, escritos por ele mesmo, Platão. Teoria das idéias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com