TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica B

Por:   •  1/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 5

 Universidade Federal de Sergipe

Centro de Ciências Exatas e Tecnologia

Departamento de Física – DFI

Física B

Aluna: Cecília Brigida

Questão 1. De que forma são semelhantes os campos elétrico e magnético? De que forma eles são diferentes?

Questão 2. Uma carga positiva está se movendo no sentido ascendente j, quando ela entra em um campo magnético dirigido para o norte (i). Em que sentido esta apontada a força sob carga?

Questão 3. O feixe de elétrons imperturbável de um osciloscópio se move ao longo da direção x. O polo norte de um ímã em forma de barra se aproxima do tubo de raios catódicos pela direita y, como se vê de frente para a tela, e desvia o feixe. A magnitude do campo magnético do ímã é 0,050 T na vizinhança do feixe, e da velocidade dos elétrons no feixe é de 2,0x105 m/s. Qual é a magnitude da força magnética sobre os elétrons? Qual é o sentido desta força, ou seja, o caminho que o feixe é desviado?

Questão 4. A componente vertical do campo magnético da Terra em uma determinada região é de 3x105 T. Qual é a diferença de potencial entre as rodas traseiras de um carro, que são 1,5 m de distância, quando a velocidade do carro é de 20 m/s?

Questão 5. Uma abertura é feita na parede de um recipiente contendo plasma (matéria que é composta de íons carregados positivamente e de elétrons que atuam como um tipo de gás), a criação de um feixe de partículas de várias taxas, será necessário escolher as partículas do feixe que tem uma velocidade de 3,2x106 m/s, para realizar alguns testes de materiais, o engenheiro projetar o seletor de velocidade utiliza campos cruzados de E e B, e o campo magnético possui intensidade de B = 6,5x10-4 T . Qual deve ser a magnitude do campo elétrico escolhida pelo engenheiro? Será que assim todas as partículas têm o mesmo momentum e energia?


Questão 6. A Figura 6 mostra uma tira de cobre, cuja largura é de 1,0 cm de um campo magnético de 2,0 T, com uma tensão de magnitude 7,2 μV através da tira. Qual é a velocidade v portadores de carga na tira?

Questão 7. Um solenoide formado de fios - de cada um de diâmetro d = 0,6 mm- que pode transportar uma corrente máxima de I = 0,03 A, os fios são enrolada numa única camada. Qual é a magnitude máxima do campo no interior do solenoide?

Questão 8. O campo magnético dentro de um solenoide cilíndrico de área de 4 cm2 é de 0,15 T ao longo do eixo do solenoide. Qual é o fluxo magnético através de um disco de raio de 3cm colocado perpendicular à eixo do solenoide (Fig. 8)?

Questão 9. Um fio forma uma curva circular de raio R = 12 cm. Uma corrente I = 8,0A flui no sentido anti-horário fio. Encontrar o campo magnético no centro.

Questão 10. Qual é a força por metro entre dois fios paralelos, de comprimento, cada um transportando 50.000 A, mas em direções opostas, se os dois fios são 30 cm de distância? Essas correntes são normais na produção de alumínio electrolítico.


Questão 11. Um fio longo, de transporte de corrente é orientado verticalmente, ao lado dele é desenhado um quadrado cuja área se encontra no mesmo plano que o arame (Fig. 11). Usando as distâncias indicadas. Encontrar o magnético fluxo através do quadrado.

Questão 12. Exatamente o que Michael Faradaday e Joseph Henry descobriram?

Questão 13. Por que é mais difícil empurrar um imã para dentro de uma bobina com muitas espiras do que empurrá-lo para o interior de uma única espira?

Questão 14. Que variação é necessária existir para que ocorra indução eletromagnética?

Questão 15. Além da voltagem induzida, do que depende a corrente elétrica produzida por indução eletromagnética?

Questão 16. Quais são as três maneiras de induzir uma voltagem em um fio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com