TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Renal

Ensaios: Sistema Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA RENAL

Os rins são fundamentais na regulação do meio interno, em que estão imersas as células de todos os órgãos. Os rins desempenham duas funções primordiais no organismo:

1. Eliminação de produtos terminais do metabolismo orgânico, como uréia, creatina e ácido úrico, dentre outros e

2. Controle das concentrações da água e da maioria dos constituintes dos líquidos do organismo, tais como sódio, potássio, cloro, bicarbonato e fosfatos. Os principais mecanismos através os quais os rins exercem as suas funções são a filtração glomerular, a reabsorção tubular e a secreção tubular de diversas substâncias.

O sistema urinário, encarregado da produção, coleta e eliminação da urina está localizado no espaço retroperitonial, de cada lado da coluna vertebral dorso lombar. É constituído pelos rins direito e esquerdo, a pelve renal, que recebe os coletores de urina do parênquima renal, os ureteres, a bexiga e a uretra. Os rins são envolvidos por uma cápsula fibrosa que ao nível do hilo renal se deixa atravessar pela artéria renal, a veia renal e a pelve coletora que se continua com o ureter. O parênquima renal apresenta duas regiões bastante distintas: a região periférica, cortical ou córtex renal e a região central, medular ou medula renal.

Há semelhança do alvéolo pulmonar na fisiologia respiratória; o rim é constituído de unidades funcionais completas, chamadas nefro. O nefro representa a menor unidade do rim; cada nefro é capaz de filtrar e formar a urina independentemente dos demais. A função renal pode, portanto, ser compreendida estudando-se a função de um único nefro. Existem aproximadamente 1.200.000 nefros em cada rim, que funcionam alternadamente, conforme as necessidades do organismo a cada momento. O nefro é constituído basicamente por um glomérulo e um longo túbulo que desemboca nos tubos coletores de urina.

O glomérulo é uma rede ou um novelo de capilares recobertos por células epiteliais. Um glomérulo pode ter até 50 capilares. O sangue penetra no glomérulo pela arteríola aferente e sai através da arteríola referente. A camada cortical do rim, a mais externa, é constituída principalmente por nefros corticais, que tem os túbulos coletores menores que os nefros localizados mais próximos da região medular, chamados nefro justo-medulares. A camada medular é constituída principalmente

pelos longos túbulos coletores de urina, que se juntam em túbulos maiores até se constituírem na pelve renal. O glomérulo tem a função de filtrar o sangue enquanto o sistema de túbulos coletores absorve parte do líquido filtrado nos glomérulos. Os túbulos também podem secretar diversas substâncias, conforme as necessidades do organismo.

Envolvendo cada glomérulo existe uma cápsula, chamada cápsula de Bowman quase continua com o túbulo proximal. A pressão do sangue nos glomérulos produz a filtração de líquido para o interior da cápsula de Bowman, de onde escoa para o túbulo proximal. Do túbulo proximal o líquido penetra na alça de Henle, que tem uma porção com parede muito fina, chamada segmento fino da alça de Henle. Da alça de Henle, o líquido penetra no túbulo distal que se insere num canal coletor, juntamente com os túbulos distais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com