TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Renal

Trabalho Escolar: Sistema Renal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Os rins são órgãos que compõem o Sistema Renal, localiza-se na parte posterior do abdômen, um de cada lado da coluna, protegidos pelas últimas costelas. Sua função é filtrar o sangue, removendo resíduos tóxicos produzidos nos tecidos do corpo, além de sais e outras substâncias que estejam presentes em quantidades excessivas, elimina também água, mantendo o equilíbrio adequado de líquidos no organismo evitando o inchaço. Os rins produzem hormônios responsáveis pelo controle de pressão arterial e pela produção e liberação de glóbulos vermelhos pela medula óssea, que evita a anemia.

Nos rins existem milhões de glomérulos, que filtram o sangue, quando este passa através desses pequenos vasos, elimina o excesso de líquidos e sais, começando a formação da urina, que passa pelo ureter, chegando a bexiga e sendo então, eliminado através da uretra.

Quando os rins falham ou não funcionam adequadamente, dá-se o nome de insuficiência renal.

1. Insuficiência Renal

É a condição na qual os rins perdem a capacidade de retirar resíduos e concentrar urina sem perder eletrólitos, onde todo o organismo sofre, pois os produtos finais do metabolismo dos alimentos e da vida das células acumulam-se. As principais causas são as glomerulonefrites, as pielonefrites e a hipertensão arterial. Pode ser classificada em aguda, quando ocorre súbita e rápida perda renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

1.1. Insuficiência Renal Aguda

Ocorre quando há uma parada rápida e temporária das funções dos rins. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas, podendo voltar a funcionar após algumas semanas, por isso, temporárias. As causas são as mais variadas, que comprometem agudamente e em pouco tempo, ocorrendo em pacientes com doenças graves. Entre as causas estão, queimaduras, desidratação, necrose tubular aguda (NTA), síndrome nefrítica aguda, hemorragia, choque séptico, cirurgia, síndrome hemolítico-urêmica, púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) idiopática, reação transfusional, hipertensão maligna, escleroderma, septicemia, pielonefrite aguda, entre outras.

Esta doença pode ser percebida através dos sintomas desenvolvidos pelo cliente, como sangue nas fezes, mau hálito, fácil aparecimento de hematomas, apetite reduzido, fadiga, tremor nas mãos, dor nos flancos, hemorragia nasal, convulsões, edema generalizado, diminuição do volume de urina, micção noturna excessiva, interrupção total da micção, entre outros, e comprovada através de exames, que podem revelar a causa da insuficiência como o ultrassom renal ou abdominal, a radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética abdominal podem mostrar se há bloqueio no trato urinário. Os exames de sangue podem ajudar a revelar a causa subjacente, além da gasometria arterial e o perfil metabólico que mostram a acidose metabólica.

1.1.1. Tratamento

O tratamento consiste em restaurar a função renal e impedir o acúmulo de líquidos e resíduos do organismo, enquanto os rins se curam. Deve-se evitar alimentos ricos em proteína, sal e potássio, podendo aumentar os carboidratos, antibióticos também podem ser necessários, além de diuréticos para ajudar os rins a perder líquido. Outras opções de tratamento podem ser necessárias caso o cliente tenha níveis altos de potássio, sódio ou água, ou seja, substâncias que deveriam ser eliminadas e permanecem no organismo. Quando os níveis de potássio estão muito altos, pode ser indicada diálise - tratamento realizado para substituir algumas das funções dos rins, ou seja, retirar as toxinas e o excesso de água e sais minerais do organismo - podendo ser indicada também se o cliente desenvolver pericardite, retiver líquidos em excesso ou não puder eliminar resíduos nitrogenados de seu organismo.

1.2. Insuficiência Renal Crônica

Consiste na perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Esta perda é considerada lenta e progressiva, pois resulta em processos adaptativos que até certo ponto, mantém o paciente sem sintomas. Podem aparecer sintomas que nem sempre incomodam os clientes como, anemia leve, pressão alta, edemas dos olhos e pés, mudanças nos hábitos de urinar e do aceito da urina, porém, até que tenha perdido pelo menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com