TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Renal

Artigos Científicos: Sistema Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 5

suas funções estão o controle da quantidade de líquidos no organismo (equilíbrio hídrico) e a eliminação, através da urina, de substâncias tóxicas (excretas) ou em excesso.

Em humanos, o sistema urinário é formado por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga e pela uretra.

Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue. Eles se situam na região dorsal do corpo e possuem uma forma similar a de um grão de feijão (mas, é claro, em tamanho bem maior).

Cada rim é formado por milhares de pequenas unidades filtradoras chamadas denéfrons. O néfron é uma estrutura tubular que se inicia numa porção dilatada denominada cápsula de Bowman. No interior da cápsula de Bowman existe uma rede de pequenos capilares que formam o glomérulo de Malpighi. Os capilares do glomérulo desembocam em um duto coletor que recolhe as substâncias filtradas. Esses dutos se ligam a outros canais, formando estruturas maiores, que acabam por formar um duto único, chamado de ureter.

Agora que já conhecemos a estrutura dos rins, vamos nos aprofundar no tema desse trabalho que é, reabsorção e drenagem gerado pelo sistema renal

Função

A função dos rins é remover os resíduos produzidos pelas células e outras substâncias. Além dessa função excretora, eles também são responsáveis pela osmorregulação, que se traduz pela eliminação de água e sais na urina.

a. Filtração glomerular

As artérias renais trazem o sangue até os rins, ramificando-se no interior do órgão e originando um grande número de arteríolas aferentes, que se ramificam, por sua vez, no interior da cápsula de Bowman do néfrom, formando um enovelado de capilares ou glomérulo de Malpighi.

Os capilares do glomérulo deixam extravasar passivamente diversas substâncias presentes no sangue (água, uréia, glicose, aminoácidos, sais e diversas moléculas de tamanho reduzido), através de suas finas paredes. Dentro da cápsula de Bowman se coleta o filtrado glomerular que segue para o túbulo proximal (urina inicial) e tem composição química semelhante à do plasma sanguíneo. Normalmente, só as proteínas sanguíneas não atravessam as membranas dos capilares, devido à sua grande massa molecular.

b. Reabsorção tubular

Reabsorção

Ao passar pelo interior deste segmento, cerca de 100% da glicose é reabsorvida (transporte ativo) através da parede tubular e retornando, portanto, ao sangue que circula no interior dos capilares peritubulares, externamente aos túbulos.

Ocorre também, neste segmento, reabsorção de 100% dos aminoácidos e das proteínas que porventura tenham passado através da parede dos capilares glomerulares.

Neste mesmo segmento ainda são reabsorvidos aproximadamente 70% das moléculas de Na+ e de Cl- (estes últimos por atração iônica, acompanhando os cátions). A reabsorção de NaCl faz com que um considerável volume de água, por mecanismo de osmose, seja também reabsorvido.

Desta forma, num volume já bastante reduzido, o filtrado deixa o túbulo contornado proximal e atinge o segmento seguinte: a Alça de Henle.

A quantidade de sal + água reabsorvidos no túbulo distal depende bastante do nível plasmático do hormônio aldosterona, secretado pelas glândulas supra-renais. Quanto maior for o nível de aldosterona, maior será a reabsorção de NaCl + H2O e maior também será a excreção de potássio

Em geral, mais de 99% da água existente no filtrado glomerular são reabsorvidos quando esse filtrado é processado nos túbulos. Por conseguinte, se algum constituinte dissolvido do filtrado glomerular não for reabsorvido ao longo de todo o trajeto dos túbulos, essa reabsorção de água irá obviamente concentrar a substância por mais de 99 vezes.

A passagem glomerular gera 120 mL de filtrado por minuto, o que corresponderia à eliminação de aproximadamente 180 L por dia. No entanto, só 1,5 L de urina são excretados em 24h, o que significa que um processo intenso de reabsorção deve intervir para evitar a perda maciça de água.

O tubo proximal reabsorve 80% do volume filtrado: um gradiente elétrico recupera os íons cloro e a água é transferida passivamente com as substâncias reabsorvidas. Esse fenômeno é dependente da aldosterona supra-renal. Glicose e aminoácidos são retirados ativamente do filtrado, contra um gradiente de concentração, graças a transportadores que consomem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com