TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Focault

Dissertações: Focault. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 17

Michel Foucault (pronúncia francesa:AFI: [miʃɛl fuko]); Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984) foi um importante filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984. Desenvolveu todo o seu trabalho em torno da arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. Também se concentrou na relação entre poder e governamentalidade, e nas práticas de subjectivação.

Nasceu em Poitiers, França, no seio de uma família abastada, começou os seus estudos no Lycée Henri-IV, continuando na École Normale Supérieure, onde desenvolveu um grande interesse em filosofia sobre a influência dos seus tutores Jean Hyppolite e Louis Althusser. Publica em 1954 o seu primeiro livro, "Doença mental e personalidade", onde se notam as influências de Marx e Heidegger. Em 1955 aceita uma posição na Universidade de Uppsala, na Suécia, como professor e conselheiro cultural, obtida através do conhecimento que havia travado com Georges Dumézil, historiador de religião nessa mesma universidade.Também através de Georges Dumézil, ocupa uma posição no Centre Français da Universidade de Varsóvia. Depois de vários escândalos, Foucalt muda-se para a Alemanha, estabelecendo-se em Hamburgo e começando a dando os mesmos cursos que dava em Upsalla e Varsóvia. Acaba aí a sua tese, e retorna a França em 1960 para a sua publicação.

Em Paris aceita uma posição em filosofia na Universidade de Clermont-Ferrand, a convite de Jules Vuillemin, director do Departamento de Filosofia. Foi colega de Michel Serres. É neste ano e depois de voltar a França que publica um dos seus livros mais importantes, História da Loucura.

Em 1961, orientado por Jean Hyppolite, doutorou-se com a tradução e uma introdução com notas sobre Antropologia do ponto de vista pragmático, de Kant . Sua tese intitulada História da loucura na idade clássica foi orientada por Georges Canguilhem.

Na época, ele estava interessado na epistemologia da Medicina e publica nesta área, Nascimento da clínica: uma arqueologia do saber médico, além de uma reedição de seu livro de 1954 (com um novo título: Doença mental e psicologia ).

Na sequência da atribuição de Defert para a Tunísia, para o período de serviço militar, Foucault se mudou para lá também e tomou uma posição na Universidade de Túnis, em 1965. Em janeiro, ele foi nomeado para a Comissão para a reforma das universidades', estabelecido pelo Ministro da Educação da época, Christian Fouchet; no entanto, um inquérito sobre a sua vida privada é apontado por alguns estudiosos como a causa de sua não nomeação.

Em 1966 ele publicou As Palavras e as Coisas, que tem um enorme sucesso imediato. Ao mesmo tempo, a popularidade do estruturalismo está em seu auge, e Foucault rapidamente é agrupado com estudiosos e filósofos como Jacques Derrida, Claude Lévi-Strauss e Roland Barthes, então visto como a nova onda de pensadores contrários ao existencialismo desempenhado por Jean-Paul Sartre. Inúmeras discussões e entrevistas envolvendo Foucault são então colocadas em oposição ao humanismo e ao existencialismo, pelo estudo dos sistemas e estruturas. Foucault, logo se cansou do o rótulo de "estruturalista". O ano de 1966 é uma emoção sem igual na área de humanas: Lacan, Lévi-Strauss, Benveniste, Genette, Greimas, Dubrovsky, Todorov e Barthes publicam algumas das suas obras mais importantes.

Durante os acontecimentos de maio de 1968, Foucault ainda estava em Túnis, profundamente envolvido com a revolta estudantil na Tunísia. No outono de 1968, ele retorna à França e, em 1969, publica A arqueologia do saber, como uma resposta a seus críticos.

Michel Foucault morreu em 1984, em decorrência de complicações ligadas à AIDS. Encontra-se sepultado no Cimetiere du Vendeuvre, Vendeuvre-du-Poitou, Vienne, na região de Poitou-Charentes, França.1

Índice

1 Temas

2 Filiação filosófica

3 História da loucura

4 Em defesa da sociedade

5 Pontos importantes

6 Recepção

7 Referências

8 Obras

9 Ligações externas

Temas

Foucault é conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões, e por suas ideias sobre a evolução da história da sexualidade, suas teorias gerais relativas à energia e à complexa relação entre poder e conhecimento, bem como por estudar a expressão do discurso em relação à história do pensamento ocidental. Têm sido amplamente discutidas a imagem da "morte do homem", anunciada em As Palavras e Coisas, e a ideia de subjetivação, reativada no interesse próprio de uma forma ainda problemática para a filosofia clássica do sujeito. Parece então que mais do que em análises da "identidade", por definição, estáticas e objetivadas, Foucault centra-se na vida e nos diferentes processos de subjetivação.

Filiação filosófica

Se seu trabalho é muitas vezes descrito como pós-moderno ou pós-estruturalista por comentadores e críticos contemporâneos, ele foi mais frequentemente associado com o movimento estruturalista, especialmente nos primeiros anos após a publicação de As Palavras e as Coisas. Inicialmente aceitou a filiação; posteriormente, ele marcou a sua distância à abordagem estruturalista, explicando que ao contrário desta última, não tinha adaptado uma abordagem formalista. Ele aceitou não ver o rótulo de pós-modernista aplicado ao seu trabalho, dizendo que preferia discutir como se dá a definição de modernidade em si. Sua filiação intelectual pode estar relacionada ao modo como ele próprio definiu as funções do intelectual não garante certos valores, mas em questão de ver e dizer, seguindo um modelo de resposta intuitiva para o "intolerável" .

As teorias sobre o saber, o poder e o sujeito romperam com as concepções modernas destes termos, motivo pelo qual é considerado por certos autores, contrariando a própria opinião de si mesmo, um pós-moderno. Os primeiros trabalhos (História da Loucura, O Nascimento da Clínica, As Palavras e as Coisas, A Arqueologia do Saber) seguem uma linha pós-estruturalista, o que não impede que seja considerado geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com