TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da história: Marx, Focault e Nietzsche

Por:   •  29/9/2018  •  Ensaio  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Chapecó – SC

Curso de Licenciatura em História - 4º fase – turno matutino

Docente: José Tadeu Peixoto

Discente: Morgana Jahnke

HOBSBAWM, Eric. O que os historiadores devem a Karl Marx? Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Cap. 10. p. 155-184.

MARX, Karl. In: (ORGANIZADOR), Octavio Ianni. Karl Marx, 1818-1883. 10. ed. São Paulo: Ática, 1979. p. 45-61.

Qual a importância de Marx para a História?

        O presente texto tem como objetivo responder a pergunta que o intitula, com embasamento teórico nos textos escrito pelo próprio Karl Marx e pelo historiador Eric Hobsbawm. Karl Marx, foi um estudioso alemão, que baseou seus estudos na evolução da sociedade, criou conceitos importantíssimos, como a luta de classes e a partir disso desenvolveu uma concepção historiográfica, o materialismo histórico, atribuindo deste modo, as formas de desenvolvimento das sociedades, através da divisão do trabalho.

        Segundo Hobsbawm, uma das mais importantes contribuições de Marx para a história foi sua participação na quebra das barreiras historiográficas impostas pelo Positivismo, partindo desse pressuposto a história se torna superficial. Ainda que, para Hobsbawm, o impulso dado a transformação da história é oriundo das “ciências sociais historicamente orientadas”, porém, principalmente de Marx. O autor ainda frisa a questão de que “o modo de produção é a base de nosso entendimento da diversidade das sociedades humanas e suas interações, bem como sua dinâmica histórica” (HOBSBAWM, 2006).

        Conclui-se que, Marx foi importante para a História, de modo que foi originário ao empregar o uso das bases econômicas à História. Ao analisar a historiografia, percebemos que grande parte dos historiadores são marxistas, e essa visão busca elaborar uma análise historiográfica a partir dos conceitos de luta de classes, englobando assim, a história com o meio social, embora devemos tomar cuidado com tal viés, pois em determinadas épocas não havia na sociedade o conceito de luta de classes, é possível citar como exemplo o feudalismo, em que tal conceito é adaptado à historiografia a posteriori. Por fim, Marx contribuiu para que sejam abordados e estudados as sociedades, analisando seu modo de produção e sua divisão de trabalho, como citado a cima, incluindo à história o contexto social de cada período estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com