TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ford

Resenha: Ford. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

FORD

Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Ainda jovem, trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. Foi nessa época que desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística.

Ford produziu seu primeiro automóvel em 1892 e no ano de 1903 fundou a Ford Motor Company, que até hoje é um grande império. Ele é considerado o primeiro a implantar um sistema de produção em série. O engenheiro americano notou que era muito mais barato e rápido produzir um modelo de automóvel padronizado.

Ford concorreu ao cargo de senador pelo estado de Michigan, mas não conseguiu ser eleito. No ano seguinte criou o Hospital Henry Ford, em Detroit. O engenheiro também colaborou com o exercito estadunidense na fabricação de aviões, durante a Segunda Guerra Mundial. (http://www.infoescola.com/biografias/henry-ford/ acessado em 3/03/2013).

Ele ficou conhecido em todo mundo como um dos mais importantes nomes da indústria do automobilismo. Revolucionou na maneira de produzir e de vender. Henry Ford viveu até os 83 anos de idade, faleceu em Dearbon, em 1945 deixando uma fortuna pessoal estimada em 500 e 700 milhões de dólares.

Fordismo

O Fordismo é um sistema de produção criado por Ford. Que tem como principal característica a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.

O objetivo do sistema era reduzir ao Maximo os custos de produção e com isso baratear o produto, vendendo para mais consumidores possível.

De acordo com o sistema Fordiano também conhecido como Fordismo, o automóvel passava por uma esteira de montagem em movimento e os operários colocavam as peças. Logo, cada operário deveria cumprir uma função especifica. Assim, existiam operários para determinadas funções (pintura, colocar pneus, direção, motor, etc.). Com isso os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, tornando a produção mais veloz. Neste sistema, um automóvel era montado em apenas 98 minutos.

Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro da sua etapa de produção.

(www.suapesquisa.com/biografias/henry_ford.htm acessado em 13/03/2013)

Quando Ford introduziu em sua empresa a fabricação de automóvel em serie, que começou a utilizar peças padronizadas, reduzindo consideravelmente os custos dos carros.

O Fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.

Fordismo para os Trabalhadores

Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante. E pelas atividades serem repetitiva e os operários realizarem sempre o mesmo trabalho, isso fez com que os trabalhadores não tivessem uma visão geral das etapas de produção, gerando assim a baixa qualidade profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.

Declínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com