TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Social

Ensaios: Formação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  5.637 Palavras (23 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO – UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL – EAD

Disciplina: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

RA 2100253535- Anésia Dos Santos Lemos

RA 7304547825- Jéssica Garcia

RA 7161525916- Lisandra da Silva Weirich

RA 7161525928- Luana Kussler

Cenário Social e Econômico do Brasil-Colônia

Professor: Tania do Prado

Passo fundo

2013

Jornal Social

ANO XXVI. Nº01. SETEMBRO/2013

Obras de Debret/Carlota Joaquina

A Republica da espada. Fundação da TV Tupi.

Guerra de Canudos e a Era de Vargas. Confira o ano da Fundação

Brasil, o País da desigualdade . Trens, bondes e progresso

Editorial

Brasil Colônia, o seu Cenário Social e Econômico.

Um panorama foi feito sobre a história do nosso país, compreendendo desde sua Pré-história até os dias atuais. Contando com um amplo leque de informações. Buscamos visar no mesmo a mais pura realidade passada nos séculos passados, a pesquisa feita através de imagens que retrata a realidade vivida pelos escravos e pessoas de uma classe inferior aos burgueses, descrita por um neoclacissista francês. Ao longo do mesmo mostramos o retrato da vinda da família real portuguesa para o brasil, vinda esta que foram as pressas para o brasil. Com a chegada da família real, houve muitas mudanças no território brasileiro que serão descritas a seguir.

JEAN BAPTISTE DEBRET – Um desenhista e pintor Neoclassicista.

Debret foi um grande artista, pintor e desenhista que nasceu em Paris no ano de 1768. Ele foi peça chave na fundação da Academia Imperial de Belas Artes, uma academia de artes onde ele deu aula durante algum tempo. Suas obras expressam características do neoclassicismo, dando formas bem definidas a suas obras.

Debret foi aluno na Escola de Belas Artes de Paris e também foi selecionado para ajudar na Revolução Francesa, já que era um brilhante engenheiro. Algumas de suas obras são destaque, como por exemplo: Caçador de Escravos, Guerreiro Indígena a Cavalo, Castigo de Escravo, entre outras. Outra obra conhecida de Debret foi “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, lançada após seu retorno para a França. Veja a seguir algumas das obras de Debret:

Obra Castigo de Escravo

Debret tenta mostrar aos leitores, um panorama que extrapolasse a simples visão de um país exótico e interessante apenas do ponto de vista da história natural. Mais do que isso, tentou criar uma obra histórica, especialmente no sentido cultural, procurou resgatar particularidades do país e do povo, na tentativa de representar e preservar o passado do povo, não se limitando apenas a questões políticas, mas também a religião, cultura e costumes dos homens no Brasil.

Por estas razões, a obra de Debret é considerada grande contribuição para o Brasil, e é frequentemente analisada por historiadores como uma representação (um tanto quanto realista, apesar de não ser perfeita) do cotidiano e sociedade do

Brasil – em especial, da vida no Rio de Janeiro – de meados do século XIX.

Tal estilo de obra (textos descritivos acompanhando as imagens) não era muito comum entre os artistas que vinham ao Brasil para retratar o país, o que aumenta ainda mais o destaque e importância de Debret: obra não é considerada tão importante apenas por aspectos artísticos, mas justamente pela combinação de interesse em retratar o cotidiano, com a presença de textos descrevendo as litografias.

Ponte de Santa Ifigênia, 1827.

Além da pintura histórica, gênero que ajudou a consolidar no Brasil, Debret realizou diversas obras de temas cotidianos. Neste quadro, o pintor registra o clima bucólico da rua de Santa Ifigênia, em São Paulo, hoje localizada na região central da metrópole.

Uma Senhora Brasileira em Seu Lar.

Debret retrata um ambiente doméstico, onde se vê uma senhora brasileira e seu filho, cercados de escravos e ocupados com trabalhos manuais.

CARLOTA JOAQUINA

Cena 1

Um fato interessante é a influencia dos ingleses quanto à vinda da família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com