TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Francis Вacon e René Descartes

Artigo: Francis Вacon e René Descartes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

FRANCIS BACON E RENÉ DESCARTES

Francis Bacon viveu entre os anos de 1561 a 1626, num período em que seu país a Inglaterra passava por grandes mudanças, tanto no aspecto religioso, ascensão do anglicanismo, como no aspecto econômico a expansão industrial. Ele foi jurista, ocupou altos cargos públicos, também foi um grande defensor da monarquia absoluta, porém era contrário a censura de opinião. Embora optasse sempre no centro da vida publica ele dedicou uma boa parte de seu tempo a refletir sobre o conhecimento e a melhor forma de colocá-lo a serviço do homem.

Bacon acreditava que o bem estar do homem dependia do controle cientifico que ele obtinha sobre a natureza, e isso o levaria a uma vida mais fácil. Assim era imprescindível o domínio do homem sobre a natureza a porta do conhecimento e de suas leis. Para Bacon a finalidade da ciência é contribuir para a melhoria das condições de vida do homem, haja vista, que o conhecimento não tem valor em si, mas sim pelo resultado dos que possa gerar. Outro ponto importante da analise de Bacon é que, para que o conhecimento cumpra sua finalidade de se colocar a serviço do homem, ele tem que estar fundado em fatos, numa ampla observação.

A partir da defesa da utilidade do conhecimento Bacon preocupou-se com as noções falsas, que impediam os sábios de avançar a verdade e construir conhecimento. Para Bacon são quatro erros que o homem podia cometer ao produzir conhecimento se esse seguir seu impulso natural. A esses erros Bacon chamou de ídolos que são os ídolos da tribo que são falhas inerentes a natureza humana; ídolos das cavernas que são distorções que podem atravessar no caminho da verdade; ídolos do foro que são falhas do uso da linguagem ou comunicação; e ídolos ao teatro que são distorções introduzidas no pensamento de falsas teorias ou pensamentos.

De acordo com Bacon a estagnação da ciência esta na utilização de métodos que impedem o seu progresso. O caminho certo para o avanço das ciências esta na realização de um grande numero de experiências ordenadas, de onde seriam retirados os axiomas a partir daí propor novos experimentos. Utilizando o método da indução, que nos leva a um resultado provisório. Para se chegar a um resultado definitivo Bacon propõe o uso de auxilio mais poderoso à razão, dentre os quais inclui os fatos privilegiados que se refere a fenômenos mais possíveis de esclarecer de forma definitiva.

René Descartes nasceu em 1596 em La Hoye, França, estudou em colégio jesuíta, de 1618 a 1620 serviu a carreira militar. E em 1649 a convite da rainha a Síocia Cristina parte para Estocolmo onde poucos meses depois morre, no dia 11 de fevereiro de 1650.

Descartes acreditava na possibilidade de conhecer e chegar a verdade, através da razão e por meio de recursos metodológicos. A crença na razão, Descartes chega por meio de um processo em que, usando a duvida como procedimento metódico, estende- a tudo o que o cerca. Descartes passa a duvidar da existência de todas as coisas, particularmente do que e provenientes dos sentidos. No entanto essa duvida só não pode atingir o próprio pensamento cuja existência fica evidente pelo fato de a duvida ocorrer. “Penso, logo existo”. Descartes chega a conclusão que é um ser pensante.

A primeira verdade inquestionável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com