TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento das Ciências Sociais

Por:   •  23/4/2019  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSOS: GRH; DIREITO, ADM.; C. CONTÁBEIS; HIST., MARKETING;

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS SEMESTRE: 2012.1

PROFESSOR

Pergunta 1: Escreva sobre o que significou para o desenvolvimento do conhecimento humano o rompimento com o pensamento mítico realizado pela filosofia na Grécia? (1,0 ponto)

A Grécia é historicamente conhecida por sua mitologia. Estudos através de conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos eram fontes do entendimento humano. A explicação para os acontecimentos naturais e sociais originavam- se desta mitologia. Deuses como explicação maior da vida humana.

Entretanto, a filosofia surge na Grécia e tem como principais pontos os questionamentos da vida humana. Ela nasce através do mito, porém a ele acaba se opondo. O período necessitava de expansão comercial, explorar novas terras, ir além mar. Com isso a percepção e questionamentos dos Deuses passou a surgir, já que nessas expansões a figura do Deus não era encontrada. Surgia com isso a indagação de qual seria o elemento primordial do universo e da natureza.

Surge então o caminhar de um pensamento racional. É o rompimento do senso comum à época desenvolvendo uma reflexão laica e independente. Os questionamentos sobre o homem alimentavam o pensamento filosófico e desenvolviam a crítica.

É exatamente essa nova forma de pensar que a filosofia grega dá como legado para a humanidade. Através dela o desenvolvimento humano trilhou seu caminho e que hoje é fonte de nossa cultura e sociedade.

Pergunta 2: Escreva sobre 03 diferenças existentes entre as ciências naturais e as ciências sociais. (1,0 ponto)

O entendimento relacionado às ciências naturais e ciências sociais possui em seu objeto de estudo uma grande divisão na compreensão que temos hoje sobre esse aspecto.

A objetividade é palco principal para a ciência natural. Seu estudo é direcionado à questões que envolvem a física, astronomia, biologia e outras. Por outro lado a ciência social visa analisar comportamentos humanos e de sociedade. Questões de grande subjetividade que para alcançar um entendimento é necessário ter em consideração diferentes fatores culturais que influenciam diretamente aquele círculo social a ser abordado.

Podemos perceber também que as ciências naturais, em seus estudos, apresentam um conjunto de fatos que mantêm uma repetição e uma constância sistêmica. Ou seja, são fenômenos que quando analisados garantem um padrão em seu comportamento. Ao levarmos a análise para o campo da ciência social, é possível perceber que esta repetição e constância não se caracterizam. Há forte influência de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento, posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.

Em termos espaciais desses dois estudos temos como diferença o fato de que na ciência natural os dados são compartilhados em diferentes lugares e por diferentes estudiosos. Em contrapartida a ciência social não divide essa igualdade. Tendo como característica apenas a semelhança com alguns fenômenos. Fato este, dado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com